29/4/2014 - Denúncias que envolvem a Cooperativa de Garimpeiros de Serra Pelada e a empresa Colossus Minerals Inc.
Audiência pública realizada em 29/04/2014.
Destinada a coletar mais informações a respeito das denúncias que envolvem a Cooperativa de Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp) e a Empresa Colossus Minerals Inc".
Requerimento nº 596/14, do deputado Edio Lopes, aprovado em 19/3/2014.
LOCAL: Anexo II, Plenário 04
HORÁRIO: 16h
Participantes convidados: Gesse Simão de Melo, Ex-Presidente da Coomigasp.
Foto: Milena Feitosa.
Resumo:
O Sr. Gesse Simão alegou que todas as ações feitas durante sua gestão foram frutos de decisões com os próprios garimpeiros e ressaltou que, no período anterior à sua gestão, a situação em Serra Pelada era “horripilante”, conforme denunciara à época na Comissão de Direito Humanos da Câmara. O convidado afirmou que sempre existiu um grupo de vândalos patrocinados por grupos econômicos e políticos, que queriam Serra Pelada para si e que ele procurou pacificar os garimpeiros, acrescentando que conta com o apoio de mais de trinta mil trabalhadores. Ele negou, ainda, ter recebido qualquer quantia ilícita e desafiou qualquer pessoa a apresentar uma prova que o incriminasse.
Durante os debates, vários deputados ressaltaram a necessidade de se instalar uma CPI para que todos os envolvidos sejam convocados e compareçam à Casa para prestar os devidos esclarecimentos sobre o caso. Em resposta ao deputado Edio Lopes, sobre os altos gastos com a realização de assembleias, o Sr. Gesse Simão explicou que as assembleias reuniam cerca de trinta mil garimpeiros de todo Brasil e todos os gastos eram custeados pela cooperativa. Questionado pelo deputado Domingos Dutra sobre a assinatura de quatro aditivos no contrato com a empresa Colossus que só prejudicariam os garimpeiros, o convidado voltou a afirmar que tudo que foi feito estava em comum acordo com os garimpeiros e deliberado durante as assembleias.