3/4/2013 - Ministro da Saúde

Audiência pública conjunta das Comissões de Fiscalização Financeira e Controle, de Seguridade Social e Família, e de Defesa do Consumidor, tendo como convidado o ministro da Saúde.

 

Audiência pública realizada em 3/4/2013 - conjunta das Comissões de Fiscalização Financeira e Controle, Seguridade Social e Família, e de Defesa do Consumidor.

Destinada a  debater temas do Ministério da Saúde

Requerimento nº 401-CFFC, do deputado Vanderlei Macris, aprovado na reunião de 13/3/2013;  Requerimento nº 291-CSSF dos deputados Jandira Feghali, João Ananias, Pastor Eurico, Dr. Ubiali e Dr. Paulo César; e Requerimento nº 155-CDC, do deputado Ivan Valente

Participante: Alexandre Padilha, ministro de Estado da Saúde.

Mesa AP - ministro Padilha

Foto Antonio Índio

Resumo:

Na reunião o ministro fez uma prestação de contas das ações da sua pasta e ouviu dos parlamentares as preocupações com o financiamento da saúde, aumento de casos de dengue em 2013 e planos de saúde.

Padilha defendeu medidas anunciadas pela pasta, em parceria com o Ministério da Educação, que incluem o estímulo à entrada, no sistema de saúde brasileiro, de médicos com formação no exterior e a abertura de vagas de cursos de medicina em locais onde haja carência de profissionais.

O ministro admitiu que, em 2013, o número de casos de dengue deve alcançar o mesmo patamar de 2010, quando foram registrados 580 mil casos. A diferença, segundo o ministro, é que, há três anos, havia apenas dois tipos de vírus e agora são quatro. Padilha também afirmou que, em muitos casos, a troca de comando nas prefeituras em janeiro foi responsável pela paralisação das ações de combate à dengue, o que teria contribuído para o aumento do número de doentes.

Padilha também salientou que o Ministério da Saúde anunciou uma série de medidas inéditas para tornar mais rígido o monitoramento das operadoras de planos de saúde com objetivo de melhorar o atendimento do cidadão aos serviços contratados, dentre elas, a suspensão temporária, em 2012, da venda de 396 planos de 56 operadoras que não atenderam os seus clientes dentro dos prazos máximos previstos para marcação de exames, consultas e cirurgias.

.

 

 

 

Apresentação

Ata

Áudio

Vídeo