24/9/2013 - Matriz energética brasileira

Audiência pública para debater a matriz energética brasileira e as constantes notícias publicadas na mídia nacional sobre a possibilidade do Brasil sofrer um apagão nas proximidades dos jogos da Copa do Mundo de 201, tendo como convidados representantes do Ministério de Minas e Energia, da Aneel e do ONS.

Audiência pública realizada em 24/9/2013

 

Destinada a debater a matriz energética brasileira e as constantes notícias publicadas na mídia nacional sobre a possibilidade do Brasil sofrer um apagão nas proximidades dos jogos da Copa do Mundo de 2014.

Requerimento nº 426/13, do deputado Edinho Bez, aprovado pela Comissão em

Participantes:  José Moisés Machado da Silva, superintendente de Fiscalização dos Serviços de Eletricidade da Agência Nacional de Energia Elétrica - Aneel; Robésio Maciel de Sena, secretário adjunto de Energia Elétrica  do Ministério de Minas e Energia; Paulo Gomes, assessor da Diretoria de Planejamento e Programação do Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS.

Mesa AP - Matriz energética

Foto: Antonio Jacinto Índio

Resumo:

O Sr. José Moisés Machado da Silva (Aneel) enfatizou que não há risco de falta ou racionamento de energia atualmente nem durante a Copa de 2014, esclarecendo que eventuais apagões ocorridos se deram por problemas operacionais nos sistemas de distribuição de energia e que a Aneel já solicitou ao ONS as providências no sentido de evitar novas ocorrências.

O Sr. Paulo Gomes  explicou como o ONS vem se preparando para os grandes eventos, como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, por meio de ações preventivas e preparatórias, inclusive simulados, no sentido de evitar problemas ou, caso ainda aconteçam, agir prontamente para minimizar seus efeitos.

Por fim, o Sr. Robésio Maciel de Sena informou que foram criados no MME Grupos de Trabalho para a elaboração, implementação e acompanhamento dos Planos de Ação da Copa 2014 e das Olímpiadas 2016 , e reiterou que as obras que estão sendo feitas para a expansão do sistema são suficientes para garantir o suprimento de energia adequado à realização dos eventos, enfatizando que todas as exigências da Fifa e do Comitê Olímpico serão atendidas, inclusive a dupla alimentação energética nos estádios e demais locais onde se realizarão as competições dos dois eventos.

Apresentações ONSMME

Ata

Áudio

Notas Taquigráficas
Vídeo