24/4/2013 - Fornecimento de energia elétrica no Rio de Janeiro

Audiência pública para debater os graves problemas que têm obstruído o regular fornecimento de energia elétrica no estado do Rio de Janeiro, tendo como convidados representates da Aneel, da Light S.A e da Ampla Energia e Serviços S.A.

Audiência pública realizada em 24/4/2013
Destinada a debater os graves problemas que têm obstruído o regular fornecimento de energia elétrica no estado do Rio de Janeiro

Requerimento nº 415/13, do deputado Edson Santos, aprovado em 10/4/2013

Participantes:• José Moisés Machado da Silva, superintendente de Fiscalização dos Serviços de Eletricidade da Aneel;  Eduardo Camilo, superintendente de Relações Institucionais e Ouvidoria da Light S.A;  José  Hilário Portes, superintendente de Operação e Manutenção de Rede da Light S.A.; Fábio Fonseca,  responsável por Operações de Qualidade e Fornecimento da Ampla Energia e Serviços S.A.; Janaína Vilela, responsável pela Comunicação Externa da Ampla Energia e Serviços S.A.; Guilherme Brasil Freitas, responsável por Relações Institucionais da Ampla Energia e Serviços S.A; e José Nunes de Almeida Neto, diretor Institucional e de Comunicação da Endesa Brasil.

Mesa AP fornecimento de energia elétrica no RJ

Foto: Antonio Jacinto Índio

 

Resumo

Os representantes das empresas Light e Ampla expuseram a estrutura, a área de atuação, os planos de investimentos e as ações adotadas pelas respectivas empresas, ambos considerando que eventos climáticos foram os principais responsáveis pelas interrupções no fornecimento de energia à população carioca.
O representante da Aneel esclareceu que as falhas se deram principalmente nos sistemas de distribuição de energia e que, embora a frequência de interrupções tenha se mantido dentro da média dos últimos anos, houve aumento, em 2013, no tempo de espera para o restabelecimento do fornecimento de energia. Esclareceu também que a Aneel tem aplicado pesadas multas às empresas, mas que o foco tem sido a prevenção de incidentes, já que o objetivo maior não é punir as empresas, e sim garantir o fornecimento de energia à população.

Durante o debate, os deputados demonstraram insatisfação com os serviços e as explicações prestados pelas duas concessionárias de energia e pela Aneel. O deputado Edson Santos, autor do requerimento de audiência, cobrou das concessionárias os investimentos necessários para acompanhar o incremento na demanda de energia elétrica gerado pelo aumento do poder aquisitivo da polução de baixa renda, bem como uma fiscalização mais eficiente por parte da Aneel.

Apresentações: Light, Ampla e Aneel

Ata

Áudio

Notas taquigráficas

Vídeo