12/11/2013 - Eficácia da Lei de Acesso à Informação

Audiência pública sobre a eficácia da Lei de Acesso à Informação Pública, Lei nº 12.527/2011, tendo como convidados representantes da CGU, do TCU e da ONG Transparência Brasil.

Audiência pública realizada em 12/11/2013

Destinada a debater a eficácia da Lei de Acesso à Informação Pública, Lei nº 12.527/2011.


Requerimento nº 469/13, do deputado  Edinho Bez , aprovado na Comissão em 3/7/2013.


Participantes: Sérgio Nogueira Seabra, secretário de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas do CGU; Eduardo Duailibi Murici - ouvidor do TCU; e Claudio Weber Abramo,  diretor executivo da ONG Transparência Brasil.

 

 

Mesa AP - Lei de Acesso à Informação

Foto: Antonio Jacinto Índio

Resumo


O Sr. Claudio Weber Abramo considerou que a LAI restringe o direito constitucional de acesso à informação pública ao criar a possibilidade de sigilo também no âmbito estadual e municipal. Criticou também a opacidade e relutância na prestação de informações por parte dos entes estaduais e municipais, bem como do Ministério Público Federal, dos Tribunais Superiores e do Legislativo Federal, inclusive o Tribunal de Contas da União. Argumentou que é tarefa da imprensa, do Ministério Publico e da sociedade civil organizada exigir a transparência do Poder Público, já que o cidadão comum não demonstra interesse em demandar o acesso a essas informações.

O Sr. Sérgio Nogueira Seabra considerou que a LAI trouxe muitos avanços na transparência da gestão pública ao regulamentar o acesso à informação. Esclareceu, entre outros pontos, que a lei prevê a publicidade máxima - sendo o sigilo exceção - e a proatividade dos entes federais, os quais, independentemente de solicitação prévia, disponibilizam uma vasta e detalhada quantidade de informações em seus sítios na internet, dentre os quais destacou o Portal da Transparência do Governo Federal, gerido pela CGU. Citou, ainda, avaliações de entidades internacionais independentes que inserem o Brasil  entre os países mais avançados do mundo quanto ao  "acesso à informação".

O Sr. Eduardo Duailib destacou a mudança de cultura ocorrida a partir da LAI, com a conscientização de que o Estado não é o proprietário das informações públicas, mas apenas o seu guardião. Informou também que o TCU tem sido bastante demandado a respeito do acesso a informações e tem contribuído para que a lei seja cumprida.

O  deputado Edinho Bez, autor do requerimento da audiência,  também considerou que  a transparência na gestão pública avançou bastante com a Lei de  Acesso à Informação.

Apresentação

Ata

Áudio

Notas Taquigráficas

Vídeo