03/07/2013 - Defeitos em obras do PAC apontados por auditoria do TCU)

Audiência pública conjunta com a Comissão de Viação e Transportes para prestar esclarecimentos sobre defeitos graves em obras recém-concluídas em onze rodovias federais, localizadas em nove Estados, constantes do PAC, conforme apontou recente Auditoria do Tribunal de Contas da União, tendo como convidados representantes do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC.

Audiência pública realizada em 3/7/2013 - conjunta com a Comissão de Viação e Transportes

Destinada a prestar esclarecimentos sobre defeitos graves em obras recém-concluídas em onze rodovias federais, localizadas em nove Estados, constantes do PAC, conforme apontou recente Auditoria do Tribunal de Contas da União.

Requerimentos nº 402/2013-CFFC dos deputados Vanderlei Macris e Carlos Sampaio, aprovado na CFFC em 13/3/2013; e nº 177/2013-CVT, dos mesmo autores.

Participantes: Marcelo Bruto, diretor do Departamento de Infraestrutura de Logística do PAC; e Osmar Henrique Parra, assessor do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC

Mesa AP Defeitos em obras do PAC

Foto: Antonio Jacinto Índio

Resumo:


O diretor de Infraestrutura de Logística do PAC, Marcelo Bruto, informou que, após a auditoria do TCU - que constatou falhas como trincas, buracos, afundamentos de asfalto e desníveis nas pistas, em nove  trechos dos onze analisados -  o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) realizou mudança de paradigma na supervisão, com mudanças nos contratos, que passam a definir mais claramente os produtos contratados e  tipo de avaliação a ser realizada nas obras. 

O diretor afirmou que, quando se constata o defeito, a empresa responsável é notificada a refazer o serviço ou a devolver os recursos eventualmente pagos que novos parâmetros mínimos de aceitabilidade têm sido adotados no recebimento das obras. Ainda segundo Marcelo Bruto, há 700 contratos de manutenção em curso, e os investimentos previstos até 2014 chegam a R$ 23,6 bilhões.

O autor do requerimento, deputado Vanderlei Macris  considerou-se surpreendido positivamente com  o  fato de ter mudado a forma de contratação e de supervisão, mas cobrou a responsabilização  daqueles que atuaram nos contratos que geraram as irregularidades nas obras auditadas apontadas pelo TCU, e ressaltou que a fiscalização dos parlamentares também será intensificada. 

 

Apresentação

Ata

Áudio

Notas Taquigráficas

Vídeo