Deputados vão ao Estádio Nacional de Brasília
Deputados da Comissão do Esporte da Câmara visitaram, na última quarta-feira (23), o Estádio Nacional Mané Garrincha em Brasília, para avaliar as instalações do estádio, há pouco menos de dois meses para o início da Copa. A Comissão do Esporte deu início a uma programação de visitas às arenas da Copa, sendo o estádio Mané Garrincha o primeiro a receber os deputados. Em março foi criada a Subcomissão Permanente para Acompanhamento, Fiscalização e Controle dos Recursos Públicos Federais destinados à Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016.
Os deputados foram recebidos pelo secretário extraordinário da Copa, Cláudio Monteiro, que falou sobre as “marcas do Estádio Mané Garrincha” e o legado que a Copa deixará. Segundo o secretário, “desde a inauguração, em maio do ano passado, mais de 700 mil pessoas já passaram pelo estádio, entre jogos, shows e eventos institucionais, num total de 37 eventos. Além disso, sediou em junho de 2013, a abertura da Copa das Confederações com cerca de 70 mil pessoas. Cada evento realizado movimenta a economia em aproximadamente R$ 12 milhões, gerando cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos”, ressaltou.
O secretário falou ainda que Brasília é a cidade-sede com maior transparência na prestação nos investimentos para a Copa, segundo levantamento foi feito em dezembro pelo instituto Ethos, organização não governamental que trabalha na área de gestão socialmente responsável. Para Cláudio Monteiro, “a cada valor investido no estádio, o governo do Distrito Federal reveste quatro vezes o valor para infraestrutura, mobilidade urbana e segurança que ficará de legado para a cidade.”
Para o presidente da Comissão do Esporte da Câmara, deputado Damião Feliciano (PDT-PB), “é um dever nosso, avaliar todas as arenas da Copa, pois o Brasil estará em foco e será o centro das atenções mundiais. A comissão visitará todos os estádios até o início da Copa”, ressaltou.
Guiados pelo secretário, os deputados visitaram todas as instalações do estádio, inclusive o centro de comando e controle com 400 câmeras para monitoramento de todas as áreas, tanto internas quanto externas. Ao final, num momento também de descontração, os deputados pisaram no gramado do Mané Garrincha.
O primeiro jogo da Copa no estádio será no dia 23 de junho às 17h, e ainda mais seis jogos da Copa serão realizados no local.
Estiveram presentes na visita: o presidente da Subcomissão Permanente para Acompanhamento, Fiscalização e Controle dos Recursos Públicos Federais destinados à Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016, deputado Marcelo Matos (PDT-RJ); deputado Carlos Eduardo Cadoca (PCdoB-PE); Fábio Reis (PMDB-SE); Pedro Chaves (PMDB-GO); Silvio Torres (PSDB-SP); Valadares Filho (PSB-SE); Alexandre Roso (PSB-RS); Policarpo (PT-DF); e Renzo Braz (PP-MG).