Seminário vai debater novas modalidades olímpicas

As modalidades esportivas que ainda não tem o reconhecimento do Comitê Olímpico Internacional serão temas do I Seminário Nacional da Comissão do Esporte para debater as modalidades já participantes dos Jogos Olímpicos e outras como Esportes Aéreos, Bilhar, Bocha, Boliche, Xadrez, Dança de Salão, Polo, Raquetbol, Esportes sobre Patins de Rodas, Cabo de Guerra, Mergulho, Esqui Aquático/weakeboard e Futsal, dentre outras.
27/04/2017 13h30

Wagner Ulisses

Seminário vai debater novas modalidades olímpicas

A reunião foi presidida pelos deputados Goulart (PSD-SP) e Fábio Mitidieri (PSD-SE)

O requerimento de autoria do deputado Ezequiel Teixeira (PTN-RJ), presidente da Comissão do Esporte, foi aprovado hoje, quinta-feira 17/04 e o evento tem previsão para acontecer em agosto desse ano.

O objetivo do Seminário é debater com o Governo, esportistas, especialistas e Federações e Confederações nacionais dessas modalidades esportivas, com o objetivo de enviar uma carta recomendação em nome do Brasil ao Comitê olímpico Internacional com o objetivo de aumentar o número de modalidades que farão parte do Jogos Olímpicos de 2020 e 2024.

Para tanto serão  convidados para o debate,  o Ministro do Esporte, Leonardo Picciani;  o Ministro da Educação, Mendonça Filho;  o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman; representantes do Comitê Olímpico Internacional e representações das modalidades esportivas mencionadas e o Dr. Carlos Rodrigues Barreiros, mestrando em Direito pela Universidade Veiga de Almeida e pesquisador da área de modalidades esportivas em ascensão.

Também foram aprovados requerimentos para Audiência Pública para discutir as recentes denúncias contra a Confederação Brasileira de Hóquei sobre a Grama e Indoor - CBHG"; para realização de visita à cidade do Rio de Janeiro para tomar conhecimento do legado deixado pelos Jogos Olímpicos de 2016", bem como visita à cidade de Atenas, na Grécia, e Londres, na Inglaterra, para tomar conhecimento do legado deixado pelos Jogos Olímpicos de 2004 e 2012.

O colegiado da Comissão de esporte aprovou também a criação de uma Subcomissão Especial de Acompanhamento das Federações e Confederações Esportivas e também a realização de Audiência Pública para debater o programa "CBF Social” e outra para debater a decisão proferida pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva no âmbito do Campeonato Paranaense de Futebol na temporada de 2017.

Por outro lado, foi aprovado o Substitutivo da Deputado Flávia Moraes (PDT-GO), ao Projeto de n 5.840/2016, que reconhece os jogos da mente como esportes e os capacita para registro no Calendário Esportivo Nacional do Ministério do Esporte.