Representantes do setor esportivo discutem o texto-base do Plano Nacional do Desporto
Jordana Ribas/ Ascom CESPO
O relator deputado Evandro Roman (PSD/PR), ressalta que é preciso ter cuidado para que todos os setores sejam beneficiados da mesma maneira.
A falta de comunicação entre os órgãos foi muito abordada no encontro. Governo Federal, Estados e Municípios seguem de forma individual suas políticas para o esporte. Um Plano Nacional do Desporto traria não só segurança, mas também organização entre todas as áreas que envolvem o tema.
O relator da Subcomissão do Plano Nacional do Desporto, deputado Evandro Roman (PSD/PR), ressalta que é preciso ter cuidado para que todos os setores sejam beneficiados da mesma maneira.
"E nós procuramos deixar muito claro, que em nenhum momento o esporte educacional, o esporte de participação e que o esporte de alto rendimento poderá competir um com o outro. Eles tem que ser pré-requisito para o outro e que nós possamos ter sempre aquela pessoa. E lá na frente nós teremos o atleta no filtro natural, sem excluir, sem ter uma imagem elitista, simplesmente usando a massificação do esporte de um modo geral, principalmente nas escolas. Nós teremos no futuro o esporte e atleta de alto rendimento."
Para muitos representantes, estimular o esporte nas escolas é fundamental. A educação básica é um dos temas que precisa de atenção no Plano Nacional do Desporto.
O ex-atleta e presidente da Comissão Nacional de Atletas (CNA), Lars Grael, lembra da importância de se garantir os direitos dos atletas após o ciclo Olímpico. "É um momento de o Brasil começar a discutir um plano de médio e longo prazo. O imediato já chegou que são as Olimpíadas, mas nós temos que garantir fontes de financiamentos do esporte, definir o papel do estado se é para priorizar o alto rendimento ou o desporto desde a formação na escola, na comunidade. Então esse Plano Nacional é um debate bastante amplo."
O Plano Nacional do Desporto incluirá além do esporte, políticas envolvendo as áreas militares, educacionais e de saúde.
O representante do Ministério do Esporte, Célio René, ressaltou a importância do debate realizado na câmara para a construção do Plano Nacional. "Um debate bastante promissor para um tema muito importante que é o Plano Nacional do Desporto, que o Ministério do Esporte está atuando nesse momento. Tem um grupo de trabalho atuando na elaboração deste plano, então com essas colaborações da Câmara tenho certeza que o documento ficará muito mais rico."
Medidas para os atletas ao término da sua carreira profissional e para que todas as escolas tenham estruturas para diversas modalidades esportivas estão entre ações do Plano Nacional do Desporto.
As propostas apresentadas neste encontro servirão para o aprimoramento do texto. A Subcomissão já prevê um próximo encontro para o final do mês de agosto, onde serão apresentados os avanços. O objetivo é atender as principais demandas do setor e se aproximar do texto ideal para alcançar as metas propostas para o desporto brasileiro. Após todo o debate, o Congresso aprovará o texto e enviará em forma de indicação para o Ministério do Esporte.
Com informações da Agência Câmara Notícias