Representantes do setor esportivo discutem o texto-base do Plano Nacional do Desporto

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados, no âmbito da Subcomissão Especial do Plano Nacional do Desporto promoveu ontem (30), um amplo debate com as principais instituições representativas do esporte brasileiro para construírem juntos um texto-base do Plano Nacional do Desporto. Entre os principais temas em discussão estão às garantias financeiras para o Plano Nacional de Desporto e estratégias para que o programa tenha efetividade.
01/07/2016 11h40

Jordana Ribas/ Ascom CESPO

Representantes do setor esportivo discutem o texto-base do Plano Nacional do Desporto

O relator deputado Evandro Roman (PSD/PR), ressalta que é preciso ter cuidado para que todos os setores sejam beneficiados da mesma maneira.

A falta de comunicação entre os órgãos foi muito abordada no encontro. Governo Federal, Estados e Municípios seguem de forma individual suas políticas para o esporte. Um Plano Nacional do Desporto traria não só segurança, mas também organização entre todas as áreas que envolvem o tema.

O relator da Subcomissão do Plano Nacional do Desporto, deputado Evandro Roman (PSD/PR), ressalta que é preciso ter cuidado para que todos os setores sejam beneficiados da mesma maneira.

"E nós procuramos deixar muito claro, que em nenhum momento o esporte educacional, o esporte de participação e que o esporte de alto rendimento poderá competir um com o outro. Eles tem que ser pré-requisito para o outro e que nós possamos ter sempre aquela pessoa. E lá na frente nós teremos o atleta no filtro natural, sem excluir, sem ter uma imagem elitista, simplesmente usando a massificação do esporte de um modo geral, principalmente nas escolas. Nós teremos no futuro o esporte e atleta de alto rendimento."

Para muitos representantes, estimular o esporte nas escolas é fundamental. A educação básica é um dos temas que precisa de atenção no Plano Nacional do Desporto.

Lars Grael
O ex-atleta e presidente da Comissão Nacional de Atletas (CNA), Lars Grael participou do debate

O ex-atleta e presidente da Comissão Nacional de Atletas (CNA), Lars Grael, lembra da importância de se garantir os direitos dos atletas após o ciclo Olímpico. "É um momento de o Brasil começar a discutir um plano de médio e longo prazo. O imediato já chegou que são as Olimpíadas, mas nós temos que garantir fontes de financiamentos do esporte, definir o papel do estado se é para priorizar o alto rendimento ou o desporto desde a formação na escola, na comunidade. Então esse Plano Nacional é um debate bastante amplo."

O Plano Nacional do Desporto incluirá além do esporte, políticas envolvendo as áreas militares, educacionais e de saúde.

Ministério do Esporte
Célio René, representou o Ministério do Esporte

O representante do Ministério do Esporte, Célio René, ressaltou a importância do debate realizado na câmara para a construção do Plano Nacional. "Um debate bastante promissor para um tema muito importante que é o Plano Nacional do Desporto, que o Ministério do Esporte está atuando nesse momento. Tem um grupo de trabalho atuando na elaboração deste plano, então com essas colaborações da Câmara tenho certeza que o documento ficará muito mais rico."

Medidas para os atletas ao término da sua carreira profissional e para que todas as escolas tenham estruturas para diversas modalidades esportivas estão entre ações do Plano Nacional do Desporto.

As propostas apresentadas neste encontro servirão para o aprimoramento do texto. A Subcomissão já prevê um próximo encontro para o final do mês de agosto, onde serão apresentados os avanços. O objetivo é atender as principais demandas do setor e se aproximar do texto ideal para alcançar as metas propostas para o desporto brasileiro. Após todo o debate, o Congresso aprovará o texto e enviará em forma de indicação para o Ministério do Esporte.  

camara dos deputados
Debate propõe um texto-base para o Plano Nacional do Desporto. (Foto: Alex Ferreira / Câmara dos Deputados)

Com informações da Agência Câmara Notícias