Qualidade da água da Baía de Guanabara estará apta para receber os Jogos Rio 2016, assegura o secretário do Meio Ambiente do RJ
Alessandra Muller
Sec. Leonardo Espíndola, dep. Valadares Filho, dep. Marcelo Matos, gov. Pezão, dep. José Rocha e dep. Altineu Côrtes (da esq. p/ direita)
Os deputados foram recebidos na sede do governo estadual, no Palácio Guanabara, pelos secretários de estado da Casa Civil, Leonardo Espíndola, e o do Meio Ambiente, André Correa, para participarem de uma palestra técnica para conhecer os esforços do governo do Estado na preparação da baía para a realização dos Jogos.
André Correa aponta como principal desafio o lixo flutuante e afirma que não existe problemas na qualidade de água onde haverá provas de vela. “A Baía de Guanabara sofre um déficit de credibilidade. Não existe baía 100% limpa, a meta do projeto é chegar a 95%.” O secretário afirma ainda que o atual governo pretende deixar uma gestão de despoluição como legado, que deverá ser contínua no Estado do Rio de Janeiro.
Durante a palestra o Presidente da Subcomissão Especial, deputado José Rocha, questionou se havia recursos federais envolvidos no projeto de despoluição da baía. A verba do governo federal para esse projeto é de 300 milhões de reais via Orçamento Geral da União (OGU) e 100 milhões de reais através de FGTS.
Na oportunidade, o deputado Altineu Côrtes questionou os palestrantes sobre a participação da Petrobrás no processo de despoluição. Foi informado de que a empresa detém de um Plano de Emergência para a Baía de Guanabara, porém não há nenhuma ação específica de colaboração para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
O diretor de comunicação do Comitê Rio 2016, Mario Andrada, ao ser questionado sobre o melhor local e horário para realização das provas na Baía de Guanabara, assegurou que o Comitê Olímpico está buscando realizar as competições em horários de melhor água e melhor condição para os atletas.
De acordo com os secretários de Estado, os 15 municípios fluminenses que jogam esgoto e lixo na baía estão recebendo apoio do governo do Rio de Janeiro na elaboração de planos de saneamento para evitar que todo esse material deságue mais na Baía de Guanabara.
Na saída do Palácio Guanabara, os deputados encontraram o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão e reforçaram a necessidade de preparar a Baía de Guanabara para receber os Jogos.
Os deputados realizaram também a visita técnica na Baía de Guanabara, em especial nas raias de competição. A visita in loco no Rio serviu como preparatória para posterior audiência a ser realizada na Comissão do Esporte para continuar e aprofundar a discussão sobre o tema.