Parlamentares visitam Arena e obras de mobilidade em Curitiba

O encontro fez parte da programação da Comissão do Esporte para visitar todas os estádios da Copa antes do início do evento
28/04/2014 17h40

O deputado Rubens Bueno (PPS-PR), um dos parlamentares que estão visitando os 12 estádios que vão receber jogos da Copa, afirmou que a Arena da Baixada, estádio de Curitiba, que registrava o maior atraso até agora, ficará pronto a tempo. A entrega das obras, prevista para 30 de abril, foi adiada para 13 de maio.

Após a visita nesta segunda-feira (28), Rubens Bueno afirmou que a adequação do estádio às demandas da Federação Internacional de Futebol (Fifa) criou diversas dificuldades que podem ter atrasado os trabalhos.

O parlamentar, que integra a Comissão do Esporte, também lembrou que a arena foi a única obra que não foi entregue às grandes empreiteiras, que foram financiadas pelo BNDES. "No caso do Paraná, é uma empresa do Atlético Paranaense, que com isso deixa os custos lá embaixo. Está construindo um belo estádio dentro dos padrões da Fifa e vai ficar como um grande legado para Curitiba."

O deputado disse que não acredita que haja uma torcida para que a Copa não dê certo. Ele afirmou que há uma insatisfação com a má gestão das obras para a Copa. Bueno lembrou que o País foi escolhido como sede da Copa em 2007, mas nada foi feito até 2011. "Esse é o legado triste da Copa do Mundo, a má gestão. Enquanto País do futebol, nós torcemos para que tudo ande bem."

Centro de eventos 
Rubens Bueno relatou que o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, afirmou que o ginásio de esportes, que é anexo ao estádio, vai desempenhar papel importante como centro de eventos para a cidade.

A comissão de parlamentares visita nesta terça-feira (29) as obras do Itaquerão, o novo estádio do Corinthians que está sendo construído em São Paulo e que receberá a cerimônia de abertura da Copa 2014, no dia 12 de junho.

Visita da Fifa
Na semana passada, a comitiva da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL) visitou a Arena da Baixada.

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, fez um giro por várias áreas do estádio e ressaltou que ainda existe trabalho a fazer. “Vamos ter um evento-teste aqui no dia 14 de maio que deverá ser realizado com o estádio com toda a sua capacidade da maneira como iremos recebê-lo para a Copa do Mundo."