Ministro do Esporte, George Hilton, participa de Audiência Pública na CESPO
A audiência foi presidida pelo deputado Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da CESPO, e o requerimento para sua realização foi de iniciativa dos deputados José Rocha (PR/BA), Sílvio Torres (PSDB/SP) e Danrlei de Deus Hinterholz (PSD/RS).
O ministro George Hilton iniciou sua fala enfatizando a importância de trocar informações e dialogar com o parlamento. Sua explanação trouxe à Comissão o trabalho e ações que o Ministério do Esporte vem desenvolvendo para o esporte brasileiro.
De acordo com o ministro do Esporte, o principal cuidado que vem sendo estabelecido é um plano de legado dos Jogos Rio 2016. “Definitivamente esse plano vai marcar a fase que o Brasil está vivendo no esporte. Nós queremos uma política nacional de continuidade, perene, principalmente depois das Olimpíadas e Paralimpíadas Rio 2016”, disse George Hilton.
O secretário-executivo do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, apresentou ao colegiado como anda a preparação do Brasil para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Ele explicou sobre as quatro dimensões que envolvem o planejamento dos jogos: os centros de iniciação ao esporte, a rede nacional de treinamentos, as obras olímpicas e a gestão de seu legado, e o Plano Brasil Medalhas (preparação do time brasileiro para os jogos). E disse também que a meta do governo é que o País fique entre os 10 primeiros lugares nos Jogos Olímpicos, com até 30 medalhas.
A reunião se estendeu até o início da tarde para que todos os parlamentares tivessem a oportunidade de interrogar o ministro. George Hilton e o secretário-executivo responderam e comentaram todos os questionamentos.
O deputado Deley questionou o ministro do Esporte sobre o aprimoramento do texto da MP do Futebol. George Hilton se colocou à disposição da CESPO para debater o texto. “Eu acredito na capacidade do parlamento; juntos vamos desenvolver um amplo diálogo para o aperfeiçoamento da MP”, destacou o ministro.
Em sua fala final, o ministro agradeceu a todos os parlamentares presentes e ao presidente Márcio Marinho pela oportunidade do amplo debate realizado na Comissão de forma integrada. Por fim, frisa que “é necessário, com o esforço conjunto dos deputados, despertar nos brasileiros a vontade de praticar esporte para diminuir o número de sedentários, que atualmente equivale a 45% da população.”
O deputado Márcio Marinho encerrou a reunião registrando o grande fluxo de parlamentares que passaram pela Comissão durante a audiência pública, cerca de 40 deputados, membros e não membros. Agradeceu a disposição do ministro para tratar dos assuntos esportivos brasileiros e parabenizou a excelente equipe do Ministério.