Honraria Manoel Tubino: conheça os homenageados
A Comissão do Esporte homenageou na manhã desta quinta-feira (7) vinte e um profissionais de educação física que se destacaram em 2023. Em solenidade realizada no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, eles receberam a sétima edição da Honraria Manoel José Gomes Tubino na Atividade Física. A homenagem é uma iniciativa da Comissão do Esporte em parceria com o Conselho Federal de Educação Física – Sistema Confef/Crefs e foi realizada este ano em atendimento a requerimento de autoria do presidente da Comissão, deputado Luiz Lima (PL/RJ). O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube.
Confira abaixo os profissionais homenageados:
Carlos Eduardo Lins e Silva - indicado pelo dep. Felipe Carreras (PSB/PE), é profissional de Educação Física, graduado pela Universidade de Pernambuco (2012) e possui ampla experiência acadêmica na área por meio de estudos em centros nos Estados Unidos e na Austrália, além de ter especializações em psicomotricidade e autismo para orientação de famílias. Atualmente, Carlos é Conselheiro Efetivo do Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco (CREF12/PE) e diretor geral do Instituto do Autismo, Instituto do Movimento, Clube do Movimento e Pier de Negócios.
Ciro Winckler - indicado pelo deputado Augusto Puppio (MDB/AP), é professor associado da Universidade Federal de São Paulo, com graduação e doutorado em educação física pela UNICAMP. O profissional possui larga experiência no Paradesporto com participação em 5 jogos paralímpicos e inúmeras competições nacionais e internacionais.
Daniel Ribeiro Ribeiro da Silva Souza - indicado pelo deputado Zacharias Calil (União/GO), é educador físico e psicomotricista na Associação Filantrópica Montes Belos Solidária realizando trabalho social com crianças carentes na promoção humana e social, inclusão digital e equoterapia. Por meio de práticas esportivas estimula crianças e jovens a prática do respeito, autoconhecimento e hábitos saudáveis.
Diogo Latini Rodrigues - indicado pelo deputado Luiz Lima, é graduado em Educação Física pela Universidade Estácio de Sá. Foi o 1º Secretário Municipal de Esporte e Lazer nomeado na história do município de Macuco, sua terra natal, onde atuou em 12 anos à frente da pasta, de 2005 a 2016. Como vereador no Município de Macuco, é autor de diversas lei municipais que desenvolvem políticas públicas para o desenvolvimento do município, com destaque na área esportiva e da educação física.
Floriano Paulo de Almeida Neto - indicado pelo deputado Delegado da Cunha (Progressistas/SP), é licenciado em Educação Física pela Universidade de São Paulo/USP e tem Curso de eficiência técnica em Judô pela Universidade de Tenri/Japão. Foi técnico da seleção brasileira em 8 campeonatos mundiais, dois Jogos Sul Americanos e dois Jogos Pan-Americanos, nos Jogos Olímpicos de Atlanta e nos Jogos Olímpicos de Atenas.
Giovani Gomes Casilo – indicado pelo deputado Julio Cesar Ribeiro (REPUBLICANOS/DF), é árbitro de Natação; de Basquetebol; de Handebol e de Voleibol; além de juiz e técnico de saltos ornamentais em diversas competições nacionais e internacionais da Federação Internacional de Natação (FINA). Fez ainda cursos de Relações Públicas e Humanas, de Dirigentes Esportivos e de Tratamento de Água para Piscinas.
Igor Wendel Barbosa Caetano - indicado pelo deputado Ismael Alexandrino (PSD/GO), é graduado em Educação Física (PUC/GO) e pós-graduado em Bases Fisiológicas do Treinamento Personalizado. Atua há dez anos como Personal na área de educação física, além de ter integrado a equipe de lazer do Rio Quente Resorts, do SESI Ferreira Pacheco, do Condomínio Granville Academia e do Condomínio Aldeia do Vale. Participou do Projeto Segundo Tempo – da Prefeitura de Goiânia – atuando em escolas e quadras poliesportivas.
José Claudio Ávila da Silva - indicado pelo deputado Afonso Hamm (PP/RS), é professor de educação física, formado na ESEF Pelotas (1994) e pós-graduado em Educação Infantil pela Universidade Castelo Branco. Atuou no município de Arroio Grande em diversas escolas municipais, por mais de 30 anos, e hoje é servidor aposentado
José Ricardo Negreiros Lima - indicado pelo deputado André Figueiredo (PDT/CE), é graduado em Educação Física, pós-graduação em Educação Física Escolar, mestre em Educação e Gestão Esportiva, técnico esportivo da Universidade de Fortaleza- Unifor, profissional de Educação Física da rede estadual de ensino do Ceará, e 1° Secretário do CREF5.
Juliano Lopes - indicado pela deputada Nely Aquino (Pode/MG), é vereador em Belo Horizonte e tem bacharelado em Educação física. Idealizou e iniciou a Academia Móvel, há 16 anos. O projeto visa oferecer aulas gratuitas aos alunos e alunas participantes. Atualmente são 10 (dez) núcleos na região do Barreiro, sendo que as atividades acontecem nas praças ao ar livre. Os alunos são acolhidos com comemoração de aniversários a cada trimestre e tem a oportunidade de passeios em pontos alguns pontos de BH e Região, tais como: visita e atividade no parque Rola Moça, corridas e caminhadas visando incentivar a prática de esportes e a qualidade de vida.
Létisson Samarone Pereira – indicado pelo deputado Prof. Paulo Fernando (REPUBLICANOS/DF), é graduado em Educação Física e especialista em Esporte Educacional pela Universidade de Brasília/UnB. Especialista em Educação Inclusiva pela Universidade Católica de Brasília/UCB, professor da Secretária de Educação do DF e professor do CID Paralímpico/CETEFE. Já atuou com futebol de cego, para-atletismo, paranatação, goalbaal e bocha. É conselheiro do CREF7. Tutor do módulo de Parabadminton da Federação Internacional e Panamericana de Badminton - Foi coordenador, classificador, referee e técnico de Parabadminton na Confederação Brasileira de Badminton em quatro Mundiais de Parabadminton e em cinco edições dos Jogos Pan-Americanos. Foi convocado como técnico nos Jogos ParaPan-Americanos de Santiago 2023.
Mario de Castro - indicado pelo deputado Diego Garcia (REPUBLICANOS/PR), é licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e pós-graduado com Especialização na Metodologia do Ensino de 1º e 2º graus pela Faculdade Estadual de Paranaguá (FAFIPAR). Atualmente é diretor-presidente da Escola de Música Filarmônica Antoninense, fundada em 30 de agosto de 1975, entidade sem fins lucrativos que atende em 300 alunos de 9 a 18 anos no ensino da música e numa parceria com a Prefeitura Municipal de Antonina.
Reny Adonay Oliveira Moreira - indicado pela deputada Helena Lima (MDB/RR), é formado em Educação Física pelo Instituto Federal de Roraima - IFRR (2013); tem pós-graduação em Gestão e Marketing Esportivo pela UNINTER; atuou como coordenador técnico de Esporte e exerceu o cargo de superintendente de Esporte e Lazer da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista - RR.
Rilson da Paixão Daltro - indicado pelo deputado Márcio Marinho (REPUBLICANOS/BA), é bacharel em Educação Física e possui licenciatura em Educação Física e pós-graduado em Fisiologia do Exercício. Faz trabalho social há mais de 5 anos, na comunidade de Fazenda Coutos 3, no subúrbio ferroviário de Salvador, levando melhorias à saúde e qualidade de vida das pessoas da comunidade. Por meio do esporte, busca prevenir doenças como depressão e obesidade. Incentiva atividades sempre alegres e divertidas, como dinâmicas de grupo, gincanas, danças, e principalmente modalidades que fazem uso do peso corporal, para fortalecimento muscular, onde busca usar batidas eletrônicas como estímulos para as práticas esportivas.
Rodrigo Alves da Costa - indicado pelo deputado pelo deputado Bandeira de Mello (PSB/RJ), é formado em Educação Física, tem Pós-Graduação em Treinamento Desportivo e Fisiologia. Tem curso de Preparação Física Pro da CBF Academy e atua desde 2006 como preparador físico.
Rossano Diniz - indicado pelo deputado Daniel Trzeciak (PSDB/RS), é Prof. Mestre em Educação Física e Grão-Mestre 7º Dan em Taekwondo. Coordena o Projeto Quem Luta Não Briga, que atende cerca de 600 jovens da cidade de Pelotas, através de uma parceria entre a Prefeitura e Universidade Federal de Pelotas/UFPel. Os atletas que o acompanham na foto foram alguns dos medalhistas de ouro no evento chamado OPEN REGIONAL SUL DE TAEKWONDO da CBTKD. Nesse evento a equipe do Projeto Quem Luta Não Briga foi Bi Campeã 2022/2023. O profissional coordenou ainda a Seleção Brasileira de Taekwondo Surdos na DEAPHYLIMPICS 2022 evento internacional considerado a olimpíadas dos surdos. Dois atletas do Quem Luta Não Briga que fizeram parte desta seleção.
Ruth Eugênia Cidade - indicada pelo deputado Augusto Puppio (MDB/AP), é professora aposentada pela Universidade Federal do Paraná. É graduada em Educação Fisica e em Fisioterapia. Tem Mestrado e Doutorado em Educação Física pela Unicamp. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada e participou de Paralimpiadas como pesquisadora e na delegação brasileira que foi aos Jogos Mundiais da Special Olympics em Shangai.
Sandra Manoel da Silva - indicada pelo deputado Luiz Lima (PL/RJ), é licenciada em Educação Física pela Universidade Uniabeu. Em sua carreira profissional, trabalhou em escolas e academias e participou de diversas iniciativa como o Projeto Transformando Vidas, Ginástica nos Bairros, Projeto 30 em 3, Bairro Escola, Projeto Cultural Capoeira e Danças Folclóricas.
Tamir Freitas Fagundes - indicado pelo deputado Dr. Luiz Ovando (PROGRESSISTAS/MS), é treinador de atletismo há 40 anos. Tem graduação em Educação Física (Universidade Federal de Santa Maria - 1983), especialização em Atletismo (Universidade Federal de Santa Maria -1985 e Universidade de Leipzig /Alemanha -1994), mestrado em Ciências do Movimento Humano (Universidade do Estado de Santa Catarina - 2005). É professor com dedicação exclusiva da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul desde 2005.
Wigne Silva da Costa - indicado pelo deputado Maurício do Vôlei (PL/MG), é formado em Educação Física e pós-graduado em Fisiologia do Exercício, é professor de Vôlei há 24 anos, tendo sido o 1º professor do deputado Maurício do Vôlei, em 2004. Além disso, obteve Nível III no Curso Nacional de Treinadores de Vôlei pela CBV
Claudio Augusto Boschi - indicado pela deputada Flávia Morais (PDT/GO), é graduado em Educação Física pela UFMG e em Direito pela PUC-MG, além de Doutor em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto. Preside hoje o Conselho Federal de Educação Física e já atuou como professor universitário, empresário, consultor em Administração Esportiva, consultor em Legislação Esportiva, acumulando longa experiência no setor público.