Henrique Paim fala sobre a presença do esporte na educação

O debate foi sobre a presença do esporte na educação
12/12/2014 15h10

O ministro da Educação, Henrique Paim, participou de debate na última quarta-feira (10), na Comissão do Esporte, para tratar da presença do esporte na educação. O pedido foi feito pelo presidente da comissão, deputado Damião Feliciano (PDT-PB).

Durante o debate, o ministro ressaltou a impossibilidade de trabalhar a educação de uma forma isolada, “não há como pensar em educação sem envolver a cultura e, especificamente, o esporte”, destacando a parceria entre o Ministério da Educação e o Ministério do Esporte em programas e ações.

Atleta na escola

Iniciado no ano passado, o programa tem como objetivo incentivar a prática esportiva nas escolas, democratizando o acesso ao esporte. O Atleta na Escola pretende desenvolver e difundir valores olímpicos e paraolímpicos, além da descoberta de novos talentos e apresentação de outras modalidades, além do futebol.

Programa Mais Educação

O programa amplia a jornada escolar nas escolas públicas para no mínimo, 7 horas diárias, com atividades voltadas para o esporte, realizado em nível estadual e municipal. Pelo programa, os gestores têm a possibilidade de trabalhar diversas modalidades esportivas que vão deste artes marciais às danças regionais e oficinas de jogos. Cada gestor oferece atividades em modalidades de acordo com a realidade dos alunos, sem uma proposta fixa.

Quadras esportivas nas escolas

O ministro falou ainda que, a partir do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) tem-se investido nas escolas para adequação das práticas esportivas, a exemplo da construção e revitalização de quadras esportivas em unidades escolares. Segundo o ministro, “não basta apenas criar ações, é muito importante dar condições para que a prática esportiva possa se efetivar dentro das escolas”, ressaltou.

O ministro também foi questionado sobre as obras de preparação para a realização dos jogos olímpicos no Rio de Janeiro; a utilização desses equipamentos como legado dos jogos; e o desenvolvimento no esporte de alto rendimento para os atletas brasileiros.

Além dos parlamentares, esteve presente na reunião, a vice-governadora eleita da Paraíba, Dra. Lígia Feliciano que aproveitou a oportunidade para pedir apoio do ministro para ações do Ministério voltas à educação de crianças e jovens da Paraíba.