Debate revela necessidade de capacitação de professores de educação física no país
Na opinião de Antônio Ricardo Catunda, do Conselho Federal de Educação Física, é preciso qualificar os profissionais envolvidos com o plano por meio de novas metodologias e estratégias de ensino.
“Partindo da escola você pode chegar a ter um plano melhor desenvolvido, esse diretor da escola tem que compreender uma visão nova de esporte, um esporte numa perspectiva educativa, numa perspectiva profilática. Então, é importante uma qualificação geral e atualizada desses professores e desses atores que vão se envolver com o Plano.”
O relator da subcomissão, deputado Evandro Roman (PSD-PR), defendeu a presença do profissional formado em educação física nas escolas e a aproximação da disciplina com as outras áreas de ensino.
“Eu vejo que hoje o esporte é visto, ou a educação física é vista, de uma forma isolada e ela tem que ser discutida juntamente com todas essas temáticas. Profissional de educação física tem que estar na educação infantil, nas séries iniciais e finais do ensino fundamental e no ensino médio.”
De acordo com o relator da subcomissão, o colegiado pretende desenvolver dentro do Plano Nacional do Desporto uma política que integre os ministérios do Esporte, da Educação e da Saúde.
Texto: Agência Câmara Notícias