Presidente da Comissão do Esporte faz balanço positivo sobre Copa
Em entrevista à TV Câmara, nesta terça-feira (15), o presidente da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados, deputado Damião Feliciano (PDT-PB), falou que foi positiva a realização da Copa do Mundo do Brasil.
“O Brasil demonstrou a capacidade de operacionalizar, de administrar e de fazer uma gestão positiva. Superamos o ambiente de extrema expectativa de todos os segmentos na pré-copa, inclusive do governo federal; do legislativo; do tribunal de contas; e da comunidade internacional”, afirma Damião Feliciano, indagado sobre a realização do mundial à luz do que o governo destacou, essa como sendo “a Copa das Copas”, referindo-se à capacidade de organização do Brasil.
Para Damião, foi realizada uma brilhante copa e com grande aprovação. Dados divulgados pelo Datafolha mostram que 83% dos estrangeiros que estiveram aqui ficaram satisfeitos com a Copa. O presidente destacou ainda, a segurança nos estádios durante a realização dos jogos.
Feliciano lembrou as visitas que a Comissão do Esporte realizou nos estádios para acompanhar os preparativos para o mundial. As visitas foram feitas às arenas em algumas cidades-sede e também às obras de mobilidade urbana. “As melhorias irão continuar e obras inacabadas serão concluídas, como legado também ficarão os próprios estádios que terão agora formatação e estrutura diferentes."
Olimpíadas 2016
Para o acompanhamento dos preparativos para as Olimpíadas, a Comissão do Esporte realizou em junho desse ano, uma audiência pública com o presidente do comitê organizador da Rio 2016, Carlos Artur Nuzman, para tratar dos preparativos dos jogos de 2016 no Rio de Janeiro.
“Recebemos o comitê organizador que nos deu esclarecimentos e informações positivas, mas é nosso dever fiscalizar”, afirmou Feliciano. O TCU havia apontado algumas irregularidades e atrasos foram apontados em algumas obras.
Até a realização dos jogos, a comissão pretende realizar mais audiências para continuar acompanhando. “Espero que não haja a mesma tensão em relação à Copa, pois o Brasil já mostrou que é capaz de organizar um evento com essa magnitude, e continuaremos trabalhando no acompanhamento e fiscalização, até para que não haja atrasos nas obras.”