Futebol americano tem mais de 17 mil praticantes no Brasil

Comissão do Esporte promoveu audiência pública para debater o crescimento do futebol americano no país.
05/07/2019 10h20

Reynaldo Lima / Acervo CESPO

Futebol americano tem mais de 17 mil praticantes no Brasil

Futebol americano faz sucesso entre diferentes grupos

Durante audiência da Comissão do Esporte para discutir o futebol americano, o presidente da confederação nacional afirmou que o país já tem 442 equipes federadas e mais de 17 mil praticantes da modalidade.

Segundo Ìtalo Souza, presidente da Confederação Brasileira de Futebol Americano, o Brasil é o terceiro maior consumidor mundial da modalidade, ficando atrás de Estados Unidos e México. “Hoje, o futebol americano é o esporte que mais cresce no país”.

A audiência pública, iniciativa dos deputados Julio Cesar Ribeiro (PRB-DF) e Greyce Elias (Avante-MG), foi realizada em 26 de junho e contou com a presença de diversas equipes do DF e a participação de brasileiros que são jogadores profissionais e atuam na NFL, a liga americana da modalidade.

Giuliano Grotto, presidente da Federação Mineira de Futebol Americano, lembrou que o esporte nasceu como uma variação do rúgbi durante disputas entre universidades americanas no final do século 19. Hoje o esporte já tem federações organizadas em 11 estados brasileiros e vários clubes se profissionalizando.

O deputado Julio Cesar contou que durante seu período como secretário de esportes do DF enfrentou dificuldades para apoiar a modalidade porque os times de futebol tradicional não queriam que as equipes de futebol americano usassem os campos sob o argumento de que os jogos estragavam os gramados. Após um jogo de teste entre duas equipes locais, os gramados foram liberados.

Com informações da CESPO