Comitiva da Comissão do Esporte acompanha Jogos Pan-Americanos em Toronto
Deputados acompanham a 1º rodada feminina de badminton, Priscille Tjitrodipo (SUR) x Fabiana Silva (BRA)
O deputado Márcio Marinho parabenizou o atendimento e a estrutura disponibilizada aos atletas brasileiros na concentração. “A estrutura da Vila dos Atletas é formidável – o trabalho tem sido feito de forma integrada com equipamentos de última geração, seja no atendimento médico como nos espaços multiusos. Há tecnologia e logística de ponta para acompanhar o desempenho dos atletas em tempo real”, contou.
Apesar de os Jogos Pan-Americanos não representarem a mesma dimensão de um Jogo Olímpico e Paralímpico, o evento multiesportivo dos Jogos Pan-Americanos 2015 uniu aproximadamente seis mil atletas de 41 Comitês Olímpicos Nacionais da América, divididos em 36 esportes. A província de Ontário, no Canadá, é a principal sede das realizações dos jogos; além disso, outras dezessete cidades da região metropolitana do Golden Horseshow, em Ontário, também recebem as competições.
Para o deputado Deley, as instalações para as competições ficaram localizadas em pontos bem distanciados, o que ocasionou um clima de dispersão e frieza pela cidade. “Em contraponto, o Rio de Janeiro vai concentrar todas as competições, exceto o futebol, e isso vai ser positivo para o clima dos Jogos. Com certeza nos trará um diferencial de qualidade”, apontou.
O Canadá apresenta um modelo esportivo que serve de exemplo para o Brasil – o trabalho é intenso com a utilização de espaços das escolas e das universidades para a iniciação esportiva, objetivando revelar novos atletas de alto rendimento.
No Brasil, o Rio de Janeiro teve que construir suas estruturas para receber os Jogos Rio 2016, uma grande oportunidade para dar um salto na infraestrutura esportiva brasileira.
O deputado Hélio Leite acredita que a visita foi de suma importância para perceber na prática o que envolve um grande evento esportivo. “Adquirimos conhecimento para estarmos embasados nos debates da Comissão e podermos discutir com mais amplitude o assunto”, disse.