Comitiva da CESPO faz visita no Complexo Esportivo de Deodoro, no Rio de Janeiro
Ramirez Carvalho
Visita ao Parque de Deodoro teve como objetivo constatar as condições estruturais do legado olímpico e cobrar providências para que a população possa usufruir do espaço
O objetivo foi cobrar providências para que a população tenha acesso às instalações e possa desfrutar do Parque. “Queremos que o espaço seja transformado em um grande incentivo à prática esportiva, também como forma de inclusão social. No entanto, achei lamentável o que constatei no Parque Radical de Deodoro, sob a responsabilidade da Prefeitura do Rio de Janeiro. Fiquei estarrecido em ver as estruturas abandonadas, sendo depreciadas pela falta de cuidado. Como presidente da Comissão do Esporte, tenho o dever de atender ao pedido da população que vive no entorno de Deodoro e carece de espaço para lazer. A comunidade espera ansiosamente a reabertura do Parque e estamos trabalhando para que isso seja possível em breve,” disse Ezequiel Teixeira.
Autor do requerimento, deputado Marco Antônio Cabral, destacou a importância da visita para propor iniciativas. “Estamos trabalhando para que o espaço seja aberto novamente para a população. Fomos recebidos pela subsecretária municipal de Esportes da Prefeitura do Rio, Patrícia Amorim, que prometeu a reabertura do espaço para setembro deste ano. O Parque fica numa região que carece do esporte como ferramenta social", disse Cabral.
CCFEx
Os deputados Ezequiel Teixeira e Marco Antônio também visitaram a Arena Coronel Wenceslau Malta, no Complexo Olímpico de Deodoro, administrado pelo Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx) e que estão sob os cuidados da Autoridade de Governança do Legado Olímpico (AGLO) do Ministério do Esporte.
O presidente da CESPO, Ezequiel Teixeira, disse que a Arena ainda está subaproveitada. Após as Olimpíadas a Arena sediou dois campeonatos de Judô. “Esperava-se mais diante da grandiosidade da estrutura, mas noto empenho dos administradores em aproveitar o legado e dar continuidade aos eventos. Não está como gostaríamos que estivesse. Existe uma boa vontade em driblar as dificuldades e a burocracia que ainda impedem o pleno funcionamento da Arena e estamos aqui para somar forças e ajudar,” finalizou.
Já o deputado Marco Antônio destacou o trabalho conjunto entre AGLO e Exército no cuidado da Arena. “Vejo a melhora gradativamente. Estamos acompanhando o esforço do Exército, que de forma brava e aguerrida, tem trabalhado para resolver as questões do aproveitamento, e creio que ficará ainda melhor com a liberação dos recursos por parte do Ministério do Esporte, através da AGLO,” disse.
Texto: Tatiana Soares da ASCOM Deputado Ezequiel Teixeira