Comissão do Esporte vai promover Fórum Legislativo do Futebol em novembro

A Comissão do Esporte, por meio da Subcomissão Permanente do Futebol lançou nesta quinta-feira (13), na Câmara dos Deputados, o Fórum Legislativo do Futebol, que visa propor alternativas para melhorar o futebol brasileiro a partir de debates organizados e fundamentados no conhecimento de especialistas e de representantes da sociedade. Na mesma oportunidade, foi anunciada para o próximo dia 24 de novembro, a data do Fórum.
13/08/2015 19h50

Douglas Gomes

Comissão do Esporte vai promover Fórum Legislativo do Futebol em novembro

Eduardo Cunha: Cada estado brasileiro tem realidades distintas, e essas realidades precisam ter tratamento diferenciado e necessitam ser debatidas

Os deputados deixaram a reunião convencidos da importância dos debates, que vêm sendo realizados na Comissão, com a criação de uma agenda positiva para o esporte, diante da relevância econômica e cultural que o futebol representa para os brasileiros.

Em seu discurso, o presidente da Comissão do Esporte, Márcio Marinho, afirmou que desde quando assumiu o colegiado, no início do ano, procurou abranger todos os assuntos ligados ao desporto brasileiro e criar condições para que os membros da comissão atuassem em prol do esporte, dentro dos seus temas de interesse e atuação.

“Nosso trabalho tem sido e será intenso a favor do futebol brasileiro e acima de tudo a favor da prática esportiva em nosso país. Até o Fórum vamos debater inúmeros assuntos ligados ao futebol e cada relator, dentro da sua área de atuação, será responsável por um parecer”, afirmou.

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), destacou a importância do Fórum e salientou a necessidade de pensar nas diferenças e divergências que o futebol tem. “Cada estado brasileiro tem realidades distintas, e essas realidades precisam ter tratamento diferenciado e necessitam ser debatidas”, enfatizou.

O presidente da Subcomissão Permanente do Futebol, deputado Afonso Hamm parabenizou a representativa expressiva do colegiado da Comissão do Esporte que atualmente é composta por ex-dirigentes, atuais dirigentes, ex-jogadores de futebol, árbitros e treinadores. “Juntos vamos trabalhar de forma engajada e organizada para colaborar com uma agenda positiva para o futebol brasileiro”, destacou.

O trabalho dos relatores da Subcomissão se divide em cinco eixos temáticos: Legislação trabalhista, tributária e previdenciária com o deputado Andrés Sanchez; formação de atletas com o deputado José Rocha; segurança nos estádios, deputado Roberto Góes; calendário e organização do futebol, relatado pelo deputado Marcelo Aro; e o legado dos estádios e arenas, com o deputado Hiran Gonçalves.

A cerimônia contou com a participação de parlamentares, representantes do Ministério do Esporte, federações de atletas, associações, presidentes de clubes de futebol e do secretário-geral da CBF.