Comissão do Esporte vai promover primeiro seminário para debater o calendário do futebol
O requerimento 59/2015 é de iniciativa do deputado Marcelo Aro e tem como objetivo subsidiar a elaboração do relatório sobre o calendário do futebol brasileiro no âmbito da Subcomissão Permanente do Futebol.
De acordo com o autor do requerimento, apesar das melhorias apresentadas nos últimos anos, o calendário do futebol brasileiro ainda apresenta problemas. Os clubes, em sua maioria, ficam em atividade nos primeiros meses do ano, durante o período das competições estaduais, e depois encerram suas atividades. Apenas os clubes das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro permanecem com atividades durante o ano todo.
Marcelo Aro destaca um dado importante: dos cerca de 700 clubes que disputam competições oficiais, apenas 100 mantêm-se ativos no decorrer do ano.
De outro lado, os clubes da Série A são obrigados a disputar competições simultâneas, o que aumenta o número de partidas no decorrer do ano e provoca desgastes maiores nos atletas. “Nos anos de Copa das Confederações e Copa do Mundo, o problema se agrava ainda mais, já que o Campeonato Brasileiro é paralisado nesse período. Neste ano, particularmente, o Campeonato Brasileiro é disputado concomitantemente com a Copa América, e muitos clubes deixam de contar com seus principais atletas”, aponta Marcelo Aro.
Os debates regionais contarão com a participação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), das federações estaduais, dos clubes de futebol, dos atletas e suas representações, além das emissoras de televisão detentoras dos direitos de transmissão.
Informações
Local: Auditório da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte.
Horário: 13h
Convidados: https://goo.gl/0hGxqe