Comissão do Esporte instala três subcomissões
Jordana Ribas
Presidente da Comissão, deputado Márcio Marinho, e o Secretário-Executivo, Lindberg Cury Júnior
O presidente da Comissão, deputado Márcio Marinho iniciou os trabalhos, fazendo a leitura na íntegra da nota de repúdio sobre as declarações do Presidente da FIFA, Joseph Blatter, referente à crítica a Medida Provisória das dívidas dos clubes. A nota lida foi proposta pelo deputado Deley e aprovada pelo plenário da Comissão.
A Comissão do Esporte disponibilizou a todos os membros interessados, espaço para que fossem encaminhados os nomes para compor as subcomissões. A composição definida foi votada e aprovada pelo plenário.
A Subcomissão Permanente do Futebol será composta por 11 membros, entre os Deputados Titulares estão - Afonso Hamm, Andrés Sanchez, Roberto Góes, José Rocha, Danrlei de Deus Hinterholz, Marcelo Aro, Hélio Leite, Hiran Gonçalves, Marcus Vicente, Deley e Rogério Marinho. E como Deputados Suplentes - Márcio Marinho, Fernando Monteiro, Evandro Roman, Fábio Mitidieri, João Derly, Altineu Cortês, Valadares Filho e Arnaldo Jordy.
Já a Subcomissão Especial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 conta com nove membros titulares, os Deputados - José Rocha, Fernando Monteiro, João Derly, Cadoca, Valadares Filho, Sílvio Torres, Arnaldo Jordy, Marcelo Mattos e Flávia Morais. E Deputados Suplentes - Márcio Marinho, Hiran Gonçalves, Marcelo Aro, Deley, Hélio Leite, Marcus Vicente, Evandro Roman, Fábio Mitidieri e Rogério Marinho.
A Subcomissão Especial do Plano Nacional do Desporto será composta pelos Deputados Titulares - Danrlei de Deus Hinterholz, Evandro Roman, Fábio Mitidieri, João Derly, Márcio Marinho, Arnaldo Jordy e Rubens Bueno. E os Deputados Suplentes - Deley e Flávia Morais. Totalizando a participação de sete membros. As vagas não preenchidas das suplências, até o momento, encontram-se vagas.
As subcomissões terão o prazo de 150 dias de funcionamento, podendo ser prorrogadas por mais 60 dias. O Deputado Márcio Marinho acredita que “até setembro as Subcomissões vão produzir relatórios positivos para que a gente possa dar resposta de tudo isso que a gente tá fazendo aqui”.
Requerimentos
Aprovado pelo plenário o Requerimento nº 22/15, do Deputado Arnaldo Jordy, que requer a realização de Audiência Pública para debater sobre medidas e propostas para a modernização da gestão e a responsabilidade fiscal das entidades desportivas profissionais no Brasil. Serão convidados seis nomes para manifestar opiniões diferenciadas sobre o tema.
O outro Requerimento nº 23/15, de autoria do deputado João Derly, solicita a realização de Audiência Pública para debater o tema violência nos estádios. De acordo com o autor, essa audiência vai proporcionar mecanismos para coibir a violência dentro e fora dos estádios, e propor possíveis aplicações de medidas socioeducativas.
Audiência Pública
O presidente da Comissão do Esporte convidou todos os membros a participarem da Audiência Pública do próximo dia 7 de abril, às 14h, que vai debater a exploração sexual de crianças e adolescentes nas Olimpíadas e Paralimpíadas Rio 2016. E aproveitou para anunciar uma novidade que acontecerá nessa audiência, todo cidadão que quiser participar online poderá enviar perguntas e comentários, para isso basta acessar o link: https://goo.gl/dWXn3R