Comissão do Esporte faz balanço do JUBs 2022
Pablo Valadares/ Câmara dos Deputados
Reunião Extraordinária - Audiência Pública - Balanço dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) do ano de 2022. Dep. Julio Cesar Ribeiro (REPUBLICANOS - DF)
Nesta segunda-feira, foi realizado um balanço sobre os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) na Comissão do Esporte. A reunião atendeu ao requerimento nº44 do deputado Julio Cesar Ribeiro (REPUBLICANOS/DF) que considera que o resultado dos jogos servem como critérios para pleitear o Programa Bolsa-Atleta.
“Os Jogos Universitários Brasileiros são a maior competição do desporto universitário do país. Trata-se de um evento do conjunto de esportes praticados por estudantes universitários, organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). Além disso, servem como classificatórios para os Jogos Universitários Sul-Americanos e para os Jogos Universitários Mundiais – Universíada”, disse o deputado.
Luciano Cabral, presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), mostrou que 70% dos atletas que participaram do JUBs têm até 23 anos de idade, ou seja, “em um curto espaço de tempo estará dentro do mercado de trabalho com posição de decisão e está sendo forjado como profissional com os valores do esporte e este é um dos grandes benefícios de se investir no desporto educacional”. Para ele, essa participação dos jovens reflete na sociedade quando for controlada por pessoas com princípios esportivos.
De acordo com Fabíola Molina, Secretária Nacional de Esporte, Lazer e Inclusão Social do Ministério da Cidadania, os jogos proporcionam uma motivação em “efeito cascata”. Eles motivam atletas que não estiveram presentes nas fases finais a conseguirem se classificar em anos seguintes. A secretária ainda destacou a importância do esporte andar lado a lado com a educação, já que “16 mil atletas conseguem bolsas através do esporte”, finalizou.
Yasmim Lima, atleta universitária do judô, afirmou que a “CBDU está preocupada com o nosso futuro, não só como atleta, mas com o futuro acadêmico”. Ela acredita que a realização do JUBs e incentivo às práticas esportivas são oportunidades para pessoas mais carentes. Luana Moura, também atleta de judô afirmou que a competição é grandiosa e os participantes irão “lembrar para o resto da vida”, finalizou.
Por Ascom/Cespo