Comissão do Esporte faz balanço do JEBs

Reunião atendeu ao requerimento nº 43/2022 do deputado Felício Laterça (PP/RJ)
15/12/2022 17h55

Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Comissão do Esporte faz balanço do JEBs

Reunião Extraordinária - Audiência Pública - Balanço dos Jogos Escolares Brasileiros - JEB's 2022

A Comissão do Esporte realizou nesta quinta-feira (15) Audiência Pública que fez um balanço dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) que ocorreram de 31 de outubro a 15 de novembro deste ano. A reunião atendeu ao requerimento nº 43/2022 de autoria do deputado Felício Laterça (PP/RJ).

A competição contou com a participação de mais de seis mil atletas de idades entre 16 e 18 anos que disputaram 17 modalidades. “A novidade para esta edição foi a inclusão de três modalidades demonstrativas, entre elas: surfe, skate e break dance. Legado para a cidade maravilhosa, a área Olímpica, onde tantas conquistas marcantes foram testemunhadas, foi o palco do início da jornada esportiva para estes jovens atletas”, lembrou o deputado.

De acordo com o Ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, o trabalho que a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) tem realizado é fundamentado com ações concretas e “vai continuar repercutindo e gerando frutos ao longo dos anos”. “O esporte é, com certeza, uma das maiores ferramentas de transformação e inclusão social que nós temos”, disse. Katarina Feitosa, Vice-Prefeita da cidade de Aracajú, acrescentou que o esporte também tem influência em outras áreas como segurança pública, por exemplo.

O Presidente da CBDE,  Antônio Hora Filho, reforçou a importância da confederação como porta de entrada de qualquer brasileiro nos esportes, uma vez que a escola é sempre o lugar onde as crianças são encontradas. Para ele, a importância do esporte educacional é formar cidadãos como forma de inclusão social. “Nós temos que fazer com que o esporte educacional seja muito mais inclusivo do que excludente”, afirmou

Wlamir Motta Campos, presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), citou que a dissolução dos jogos em todo o território brasileiro é uma oportunidade para que exista uma transformação social. Para ele, “o JEBs coloca luz em todo o esporte nacional. Essa capilarização é uma sinalização para a transformação que nós acreditamos”.

Cláudio Augusto Boschi, presidente do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), afirmou que o desporto escolar é a materialização de dois direitos constitucionais: o direito à educação e ao esporte. Por ser um direito de todos, é de fundamental importância que as 27 Unidades da Federação estejam presentes nos jogos e “esse trabalho é de fundamental importância”, afirmou. O presidente da Confederação Brasileira de Wrestling (CBW), Flávio Cabral Neves, acrescentou que o JEBs tem sido o maior campeonato de Wrestling da América Latina. Por sua vez, Marisa Cecília Loffredo, representante da Confederação Brasileira de Handebol (CBH), afirmou que “a organização do JEBs do Rio de Janeiro foi espetacular e só a participação nos jogos já pôde ser considerada um prêmio para a criança”.

Em consonância, Mychelle Rodrigues de Souza, atleta-escolar do CEF 04 Paranoá-DF e medalhista de ouro na modalidade marcha atlética, elogiou a organização do evento e a participação de colegas de outras regiões do Distrito Federal.

 

Confira na íntegra aqui.

 

Por Ascom/Cespo