Comissão do Esporte discute organização da Rio 2016
A Comissão do Esporte discute amanhã os investimentos e a organização do Brasil para receber os jogos olímpicos em 2016, no Rio de Janeiro. O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro e do Comitê Organizador dos jogos no Rio, Carlos Nuzman, foi convidado para dar explicações aos parlamentares.
Em junho deste ano, Nuzman garantiu aos integrantes da comissão que as obras estão dentro do cronograma e convidou os parlamentares para visitarem o Rio de Janeiro após as eleições.
O novo debate foi proposto pelo deputado Marcelo Matos (PDT-RJ). “Recentemente, preocupou-nos a notícia divulgada pela imprensa brasileira sobre a invasão de traficantes às instalações da Vila Olímpica Félix Mielli Venerando, em Honório Gurgel, Rio de Janeiro”, disse Matos ressaltando que o acontecimento traz à tona a necessidade de adoção de medidas de segurança para proteger e conservar o patrimônio público construído para os Jogos Olímpicos.
Custos
No ano passado, em audiência na Câmara dos Deputados o presidente da Autoridade Pública Olímpica e ex-ministro das Cidades, Márcio Fortes, disse que as obras para o mundial devem ser entregues até julho de 2015, mas não sabe quanto tudo isso vai custar.
Em 2009, ano em que foi confirmada a candidatura do Rio de Janeiro, o orçamento total estava avaliado em R$ 28 bilhões.
O representante do Comitê Olímpico Brasileiro Leonardo Criner e o diretor-executivo da Autoridade Pública Olímpica, Marcelo Pedroso, também foram convidados para participar da audiência amanhã.
O debate será realizado às 14h30, no plenário 4.
Agência Câmara