Comissão do Esporte debate ações para combater a obesidade infantil
Banco de Imagens da Câmara dos Deputados
Deputado Evandro Roman (ao centro) acompanhado por Célio René, Sônia da Costa (à esquerda), Michele Bessa e Gláucia Campos (à direita).
A iniciativa foi do deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista de Combate a Obesidade Infantojuvenil, Evandro Roman (PSD/PR). “É fundamental canalizar ações eficientes, integrando a Frente Parlamentar e o Congresso Nacional aos ministérios da educação, saúde, esporte e ciência e tecnologia para que as ações sejam eficazes e atinjam seus objetivos. Nesse momento não precisamos de investimento financeiro, mas criar ações parceiras de educação e promoção da qualidade de vida para alertamos e combatermos esse problema crescente no país”, salientou Roman.
A Coordenadora Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Michele Lessa, acredita na integração como ponto de partida para o desenvolvimento de políticas públicas para conter a obesidade. “a frente é providencial para juntar vários atores públicos para que possamos focar em ações e levar esse debate pra sociedade e criar um conjunto de políticas que apoiem uma população mais saudável”.
Célio Vieira, Coordenador de Esporte Educacional da Secretaria Nacional de Esporte do Ministério do Esporte, vê a obesidade infantil como um problema de saúde a ser resolvido desde a infância atuando de forma integrada. “É um grande desafio conscientizar as crianças e adolescentes para a prática de atividade física. É nesse sentido que precisamos construir políticas públicas esportivas valorizando o profissional da área e a prática da atividade física nas escolas”.
O Ministério da Educação apresentou ações desse ministério como programas de alimentação saudável e atividade física com caráter suplementar. Glaucia Campos, da diretoria de currículos e Educação Integral do Ministério da Educação, acredita que a implementação de políticas como essas só terão efeito se integradas aos demais ministérios e cheguem também aos lares das crianças.
A Diretora do Departamento de Políticas e Programas para inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações falou sobre o papel do Ministério no combate da obesidade infantojuvenil. “Nosso papel é trabalhar de forma articulada com quem está desenvolvendo as ações objetivas. Temos importantes atuações de pesquisas que poderemos desenvolver junto às ações da Frente e dos demais ministérios envolvidos”.