Comissão do Esporte debate em Fortaleza a construção do calendário do futebol brasileiro
Mesa de debate escuta sugestões da região nordeste para a construção do calendário do futebol brasileiro
No dia 24 de agosto, a Comissão do Esporte promoveu na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em Fortaleza, mais um debate sobre o calendário do futebol. O objetivo do encontro foi ouvir as sugestões dos clubes, federações e representantes de atletas, treinadores e emissoras de TV para a construção de um relatório no âmbito da Subcomissão Permanente do Futebol.
O deputado e relator Marcelo Aro propôs a realização de seminários regionais para a elaboração de um relatório sobre o calendário do futebol brasileiro. Segundo o parlamentar, apesar das melhorias apresentadas nos últimos anos, o calendário do futebol no Brasil ainda apresenta problemas. “Apenas os clubes das séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro permanecem com atividades durante o ano todo, e, dos cerca de 700 clubes que disputam competições oficiais, apenas 100 mantêm-se ativos no decorrer do ano”, justifica.
O seminário foi conduzido pelo deputado Adail Carneiro, que representou o deputado Marcelo Aro. Durante o debate, o presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio Santos Costa Júnior, falou sobre o problema dos clubes durante a pré-temporada, quando ficam inativos e, por consequência, não podem arrecadar.
Em contraponto à fala de Mauro Carmélio, o presidente da Federação Brasileira de Treinadores de Futebol, José Mário de Almeida Barros, ressalvou que o período em discussão, da pré-temporada, não é o momento para arrecadação, e sim para o treinamento dos atletas.
O representante do Fortaleza Esporte Clube/CE afirmou que resolver o calendário do futebol é a solução para a problemática com a pré-temporada.