Comissão do Esporte aprova oito requerimentos de audiências públicas
O primeiro item da pauta, aprovado, foi o requerimento nº 93/16, de autoria do deputado Vicente Candido (PT/SP). O deputado propôs um debate conjunto com a Comissão Especial da Reformulação da Legislação do Esporte, a fim de proporcionar o intercâmbio de informações acerca do futebol de base no Brasil.
Três requerimentos de iniciativa do deputado João Derly (Rede/RS) foram aprovados. O primeiro (nº 95/16) solicita audiência pública com as forças armadas, no âmbito da Subcomissão Especial para a Realização das Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016, para elaboração do relatório da preparação da delegação dos atletas.
Os requerimentos (nº 96/16 e nº 97/16) do deputado Derly dão sequência a uma série de audiências que aconteceram durante o ano de 2015, para subsidiar o relatório da preparação da delegação dos atletas, também no âmbito da Subcomissão Especial para a Realização das Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016. No requerimento nº 96, o deputado convida as confederações brasileiras de tiro esportivo, boxe, hipismo, ciclismo e de lutas associadas para apresentar à Comissão do Esporte a preparação dos atletas para os Jogos Rio 2016. Já no nº 97, convoca o Minas Tênis Clube, Esporte Clube Pinheiros, Clube de Regatas do Flamengo e a Sociedade de Ginástica Porto Alegre.
De iniciativa do presidente da Comissão do Esporte, César Halum (PRB/TO), também foram aprovados quatro requerimentos para a realização de audiências públicas. O nº 94/16 solicita a participação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para tratar dos repasses financeiros e convênios com as federações estaduais.
O requerimento de Halum (nº 98/16) vai debater o Programa Atleta na Escola, do Ministério do Esporte. Já o de nº 100/16 vai realizar um seminário com a participação do Ministério do Esporte para debater a Lei de Incentivo ao Esporte no estado do Tocantins.
Já o requerimento nº 99/16, que vai debater a construção de centros de desenvolvimento de voleibol em todas as unidades da Federação, além de aprovado, já tem data marcada para a realização de audiência pública, que acontecerá no dia 18 de maio, após a reunião deliberativa das 14h.