Comissão do Esporte acompanha o desempenho da delegação brasileira nos Jogos Mundiais Escolares

Os deputados da Comissão do Esporte continuam em agenda intensa na Turquia. A comitiva formada pelos deputados César Halum, Fábio Mitidieri, Professora Dorinha Seabra Rezende, Evandro Roman, Roberto Góes e Cabuçu Borges participou no dia 12 de julho da Cerimônia de Abertura, realizada no ginásio Hayri Gur Spor Salonu, na cidade de Trabzon.
14/07/2016 18h35

Comissão do Esporte acompanha o desempenho da delegação brasileira nos Jogos Mundiais Escolares

Deputados na cerimônia de abertura dos Jogos Mundias Escolares, em Trabzon.

A deputada Professora Dorinha acredita que o desporto escolar faz toda a diferença tanto no desenvolvimento do cidadão como na formação educacional, e ressalta que o Brasil precisa investir muito mais nessa área. Quanto ao desempenho da delegação brasileira nas competições, a deputada diz que o Brasil vem fazendo bonito em Trabzon. “É um grande orgulho para nós, da Câmara dos Deputados, poder acompanhar como o Brasil, de maneira organizada, vem mostrando o seu talento”, afirmou a Professora Dorinha.

Durante a missão oficial, os deputados também acompanharam as competições de karatê, natação, além de visitar as instalações do atletismo.

A delegação brasileira alcançou um feito histórico em participações dos Jogos Mundiais Escolares, ficando em 1º lugar no ranking geral de medalhas na edição do Gymnasiade 2016. Os melhores resultados obtidos até então foram um 9º nos Jogos de 2009 e um 3º lugar obtido em 2013, na Gymnasiade realizada em Brasília, Brasil.           

O Brasil conquistou 128 medalhas, sendo 57 de ouro, 32 de prata e 39 de bronze. Além disso, destacam-se as modalidades que a delegação brasileira obteve 1º lugar em quatro disputas: ginástica, natação, judô e atletismo. Nas competições de xadrez e karatê, ficaram com o 2º lugar e no tênis em 3º lugar. A delegação não participou das disputas de tiro com arco, esgrima e luta livre.

Comitê Olímpico da Turquia

Nesta quinta-feira (14) a comitiva visitou o Comitê Olímpico da Turquia. Os deputados foram recebidos pelo secretário geral Yalçin Aksoy. Na oportunidade, o secretário apresentou a sede aos parlamentares brasileiros e falou um pouco da frustração de Istambul não ter sido sede dos Jogos Olímpicos, tanto em 2000 quanto para os próximos jogos de 2020.

Deputados da Comissão do Esporte em reunião com secretário geral do Comitê Olímpico da Turquia, Yalçin Aksoy
Deputados da Comissão do Esporte em reunião com secretário geral do Comitê Olímpico da Turquia, Yalçin Aksoy

O secretário geral relatou que, apesar do alto investimento que Trabzon recebeu em estruturas físicas, entre quadras, ginásios, pistas de atletismo e ginásio de natação, para poder receber grandes eventos, o resultado alcançado nas competições de alto rendimento tem sido muito abaixo da expectativa. De acordo com Yalçin, a República da Turquia vem trabalhando na participação da população jovem nos esportes.

Atualmente a Turquia se equipara ao Brasil: os alunos fazem apenas uma hora de aula de educação física uma vez por semana. Essa prática é muito abaixo do esperado, e o comitê olímpico turco tem começado a pensar em mudar esse quadro atual.

Os deputados brasileiros falaram sobre o preparo do Brasil para os Jogos Rio 2016, as expectativas para receber o maior evento esportivo do mundo e como o Rio de Janeiro tem se organizado para receber os turistas.

A missão oficial da Comissão do Esporte à Turquia encerrou-se no dia 15, após a visita à Federação de Futebol Turca.