Clubes formadores apresentam a preparação dos atletas para os Jogos Rio 2016

Os clubes esportivos têm atuado na formação de excelência dos atletas. Ciente desse importante trabalho desenvolvido no desporto brasileiro, o deputado João Derly, relator da Subcomissão Especial para a Realização das Olimpíadas e Paralimpíadas 2016 convidou representantes do Minas Tênis Clube e do Esporte Clube Pinheiros para demonstrar à Comissão do Esporte como esses clubes têm desenvolvido o trabalho de preparação dos atletas para os Jogos do Rio 2016. O debate aconteceu no dia 13 de junho no Plenário 4 da Câmara dos Deputados.
13/07/2016 18h30

Luis Macedo / Câmara dos Deputados

Clubes formadores apresentam a preparação dos atletas para os Jogos Rio 2016

João Derly, relator da Subcomissão Especial para a realização das Olimpíadas e Paralimpíadas 2016, preside a audiência.

O Esporte Clube Pinheiros (ECP) é o maior clube poliesportivo da América Latina, está localizado na cidade de São Paulo e é responsável pela conquista de 10% de todas as medalhas olímpicas da história do Brasil. O diretor da área de esportes olímpicos e formação, Arnaldo Luiz de Queiroz Pereira, divulgou que o ECP investiu cerca de 168 milhões de reais no ciclo olímpico, e isso resultou em 65 atletas classificados e convocados em dez modalidades para os Jogos no Rio de Janeiro. Do investimento, 23% aproximadamente são oriundos de recursos federais; os outros 77% são custeados pelo próprio clube.

Arnaldo Luiz ressaltou que os projetos que recebem maior valor dos recursos de projetos incentivados pelo Governo Federal são direcionados ao esporte de formação. Hoje, o clube possui 4.633 atletas, entre associados e não sócios.

O gerente de esportes do Minas Tênis Clube, Rogério Aoki Romero, afirma que o clube possui o compromisso de manter o esporte sempre ativo, afinal o esporte dá uma grande visibilidade para o clube. Em relação aos Jogos do Rio 2016, Rogério diz que a expectativa é de ter 13 atletas do Minas Tênis Clube competindo nas modalidades tênis, judô e natação.

A Confederação Brasileira de Clubes (CBC) representa o Estado na política de formação de atletas olímpicos e paralímpicos junto aos clubes, definiu o gerente de projetos da CBC, Ricardo Avellar. “A iniciativa de debater com os clubes é fundamental quando a gente pensa nos Jogos Rio 2016, e nos próximos ciclos olímpicos, e ninguém melhor para tratar disso do que os principais clubes formadores do país”, disse Ricardo. 

O deputado João Derly finalizou o ciclo de debates sobre a preparação dos atletas para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. A Comissão teve a oportunidade de ouvir as Confederações, as Forças Armadas e, por fim, os clubes formadores.