CESPO se aproxima do Ministério do Esporte para discutir o futuro do esporte brasileiro
Francisco Medeiros/ME
Compondo a mesa, deputado Márcio Marinho,Ricardo Leyser, ministro George Hilton, Cássia Damiani e o deputado João Derly (Da esq. p/ dir.)
O ministro do Esporte, George Hilton, abriu a solenidade apresentando as missões do GT – inserir a população na prática esportiva, diminuir a obesidade, reduzir as diferenças verificadas no futebol com relação aos demais esportes, erradicar os obstáculos para que as pessoas tenham acesso à prática esportiva, entre outros aspectos.
“Estamos iniciando um processo importante com um grupo de alto nível, e esse Sistema vai mudar o país. Ainda mais com um grupo tão capaz como o nosso. Esse não é o fórum final. O fórum final é o Congresso Nacional. Educação de base, educação física e uma política nutricional – são os três pilares que vamos mandar no projeto de lei. Nosso texto será completo, podem ter certeza", garantiu George Hilton.
O ministro comentou ainda o objetivo de fazer do Sistema Nacional do Esporte um grande legado. “Mais importante do que ser o ministro do Esporte na época das Olimpíadas é deixar uma legislação e com os planos decenais. Temos sempre que atualizar a legislação de acordo com a evolução da nossa política esportiva como um todo. Parabenizo a todos os ministros que passaram por aqui, mas agora é nossa vez", afirmou.
Defensor do esporte como inclusão social, o deputado Márcio Marinho disse que não poderia deixar de apoiar um evento dessa magnitude. "O esporte é um importante viés para evitar que crianças, adolescentes e jovens - que são o futuro do país - se envolvam com as drogas, além de proporcionar saúde à população. Por isso, acredito que o George Hilton está fazendo um excelente trabalho à frente do ministério e vou apoiar toda iniciativa que proporcione melhorias sociais", justificou.
Márcio Marinho defende a aproximação da Comissão do Esporte com o Ministério do Esporte para unificar esforços e trabalhar em benefício do esporte brasileiro. “Nós precisamos começar a pensar no esporte brasileiro no longo prazo, mudar o foco dos megaeventos esportivos para o esporte como um todo, ou seja, pensar na integração do esporte educacional com o esporte como fator de saúde e qualidade de vida e também com o esporte de alto rendimento. E o Ministro George Hilton vem trabalhando com essa visão”, disse o deputado.
Como presidente da Comissão do Esporte, Márcio Marinho anunciou a criação da Subcomissão do Plano Nacional do Desporto, que tem como foco debater e discutir esse novo rumo que o esporte brasileiro precisa após essa fase dos megaeventos. “Enquanto este grupo de trabalho vai discutir as bases de um projeto de lei para o Sistema Nacional do Esporte, a Subcomissão já iniciará as discussões sobre o Plano Nacional para o Esporte”, finalizou.