CESPO recebe Presidente do Comitê Olímpico Espanhol
Alejandro Bravo falou do funcionamento do esporte na Espanha e se colocou à disposição da comissão para troca de experiência. Ele disse que Barcelona esperou quase 70 anos para realizar suas Olimpíadas em 1992. Mas a espera valeu a pena. A cidade catalã, antes escondida no interior da Espanha, ganhou notoriedade, valorizou-se e ficou mundialmente marcada pela alegria das disputas esportivas.
Segundo Alejandro Bravo, depois dos Jogos, a cidade se tornou reconhecida em todo mundo, não só por investimento em infraestrutura, como em moradias, vias, aeroportos, o desenvolvimento nas práticas esportivas e o retorno econômico. “Antes dos Jogos Olímpicos todos cobravam e isso deve ocorrer com o Brasil, mas não tenho dúvida de que as Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016 será um sucesso no Brasil”, disse.
O dirigente destacou também que a Espanha investe em treinadores para formar grandes desportistas, principalmente nas escolas. Há ainda a preocupação de proporcionar condições de sobrevivência quando parar de competir e 48% permanecem no esporte. Para isso, o atleta precisa ter uma formação.
A sessão foi presidida pelo deputado João Derly (PCdoB/RS), autor do requerimento que solicitou a audiência. O parlamentar considerou a explanação muito valiosa. Afirmou que a comissão tem muito debate para aprofundar e não descarta a possibilidade dos membros da Comissão do Esporte fazerem uma visita a Barcelona para trocar experiências.
Texto: Luis Augusto Gomes