CESPO faz visita técnica em obras dos Jogos Rio 2016

Na segunda-feira (13), a Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados (CESPO), realizou visitas técnicas na cidade do Rio de Janeiro para acompanhar e fiscalizar as obras e os preparativos que envolvem a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Os membros da Comissão foram recebidos e acompanhados pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e pelo presidente do Comitê Organizador dos Jogos, Carlos Arthur Nuzman.
13/04/2015 17h40

Participaram da comitiva os deputados Alexandre Valle (PRP/RJ), João Derly (PCdoB/RS), Fernando Monteiro (PP/PE), Deley (PTB/RJ) e o presidente da CESPO, Márcio Marinho (PRB/BA). 

A programação foi iniciada com a apresentação do Projeto Olímpico e Paralímpico Rio 2016, com a exposição de toda a estrutura olímpica e o preparo da cidade nas questões de infraestrutura e dos benefícios que ficarão para a população.

Em visita à Vila Olímpica foi apresentada aos deputados a estrutura que receberá 18 mil atletas e membros das delegações estrangeiras. A Vila dos Atletas é composta por 31 prédios de 17 andares, que ao todo somam 10 mil quartos. A construção é de responsabilidade da iniciativa privada, e a previsão-limite para a conclusão das obras é de janeiro de 2016.

O Parque Olímpico da Barra ocupa um terreno de 1,18 milhão de metros quadrados e receberá mais de 120 mil pessoas por dia. Os deputados passaram pela Arena Carioca II, onde acontecerão as competições de judô, lutas de estilo livre, as greco-romanas e a bocha paralímpica. Depois dos Jogos, uma das nove áreas que compõe o espaço, a Arena do Futuro, se transformará em quatro escolas municipais.

A comitiva seguiu para o Parque Olímpico de Deodoro, o segundo maior centro de competições dos Jogos Rio 2016. O Complexo é formado por nove instalações, e receberá disputas de 11 esportes Olímpicos e quatro Paralímpicos. 

De acordo com o deputado Márcio Marinho, a CESPO tem como tarefa prioritária fiscalizar e acompanhar as obras dos Jogos Rio 2016. E acredita que esse megaevento é uma excelente oportunidade para o país deixar um legado para a população, com obras de infraestrutura e transporte, além de proporcionar um novo momento que fortalece o desporto brasileiro. “Com todos esses espaços, nossos atletas serão incentivados a continuarem treinando e aprimorando suas técnicas; além disso, os centros de treinamentos servirão de estímulo para a prática esportiva de crianças e adolescentes”, comenta Márcio Marinho.

Para o deputado João Derly, a visita foi importantíssima para certificar como está o andamento das obras. “Tivemos a oportunidade de ver e debater um pouco mais sobre o legado olímpico. No entanto, a preocupação maior ficou com as três arenas, se a gente trabalha a universidade do esporte, que era o plano inicial, e de que maneira faremos isso”, diz o deputado.

O deputado Fernando Monteiro, saiu da visita muito animado com o que viu nas obras pelo Rio de Janeiro; ele acredita que as Olimpíadas vão mostrar ao Brasil, uma nova cara. “O prefeito Eduardo Paes nos fez uma explanação e mostrou in loco, o cronograma, que se encontra adiantado. Além disso, tivemos a oportunidade de observar aqui a importância da parceria público-privada”, destaca o deputado Monteiro.