CESPO debate o sistema desportivo escolar brasileiro
Compôs a mesa de debate o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora Filho, o presidente da Federação Escolar de Minas Gerais, Éverson Ciccarini, o presidente da Federação Escolar do Paraná, Clésio de Marins Prado, e a atleta do futebol feminino, Michael Jackson. Ao todo, em plenário, estavam presentes representantes das federações de desporto escolar de 10 estados brasileiros.
Antônio Hora apresentou um panorama do desporto escolar no Brasil. Ele defende a necessidade de investir no desporto educacional. “A base do sistema desportivo está nas escolas, pois é nesse ambiente que há possibilidade de inclusão dos menos habilidosos”, destacou.
O presidente da Federação de Esportes Estudantis de MG apresentou à audiência o trabalho de integração das crianças e dos adolescentes que é realizado nas escolas por meio da atividade desportiva. Essa atuação colabora diretamente na formação do caráter, da convivência social e do cidadão do futuro.
O deputado Fábio Mitidieri classificou o desporto escolar como prioridade da formação educacional, social e disciplinar dos jovens. “É mais importante formar o cidadão do que o atleta de alto rendimento”, disse o deputado. E em questionamento ao presidente da CDBE, o deputado Fábio quis saber se os recursos do desporto escolar estão chegando em sua totalidade, como é determinado em lei. De acordo com o presidente, só em 2014 a CBDE passou a ter acesso ao recurso, ainda assim, sem acessar sua totalidade.
Reunião Ordinária
O colegiado aprovou os dois requerimentos que constavam em pauta, que solicitam a realização de audiências públicas. O primeiro, de autoria do deputado Valadares Filho (PSD/SE), para debater a subutilização dos estádios construídos para a Copa do Mundo FIFA 2014, e o do deputado José Rocha, que solicita convidados para subsidiar o relator do Projeto de Lei nº 8.038 de 2014.