Cespo aprova requerimentos para balanço dos JEB’s e debate sobre comercialização de voos livres

Na Reunião Deliberativa desta terça-feira, 30, o colegiado foi favorável a discussão sobre voos livres e análise dos Jogos Escolares Brasileiros, que aconteceram entre os dias 29 de outubro e 5 de novembro deste ano
30/11/2021 18h55

Divulgação

Cespo aprova requerimentos para balanço dos JEB’s e debate sobre comercialização de voos livres

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados - Cespo se reuniu na tarde desta terça-feira, 30, para Reunião Deliberativa e aprovou dois requerimentos. O número 63/21, de autoria do deputado Fábio Mitidieri (PSD/SE), 3º vice-presidente da Cespo, requer a realização de Audiência Pública para debater sobre o balanço dos Jogos Escolares Brasileiros - JEB’s. Já o requerimento número 64/21, do deputado Felício Laterça (PSL/RJ), solicitou Audiência Pública com a finalidade de debater a comercialização de voos em veículos aéreos desportivos.

 

Os Jogos Escolares Brasileiros-2021 aconteceram entre os dias 29/10 e 5/11, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca (RJ). Cerca de 6 mil estudantes atletas participaram dos jogos, em mais de 17 modalidades.“Os JEB’s foram um sucesso. E é claro que, por mais importante que tenha sido, tem erros e acertos. É importante que a gente possa destacar aqui tudo o que foi vivido lá no Rio de Janeiro”, afirmou Fábio Mitidieri.

 

A Audiência Pública, que propõe avaliar, dentre outros assuntos, o que diz respeito às instalações das arenas, das acomodações, a mobilidade urbana, as restrições sanitárias, a presença do público e a descoberta de novos talentos nos Jogos Escolares, ficou agendada para a manhã do dia 9 de dezembro, com transmissão ao vivo pelo portal e-democracia. 

 

O Deputado Felício Laterça é autor o segundo requerimento aprovado, que pediu a realização de Audiência Pública com a finalidade de debater a comercialização de voos em veículos aéreos desportivos feita pelos praticantes de voo livre e pelos aeroclubes e associações dedicados a essa atividade, bem como a exigência da Confederação Brasileira de Voo Livre de que o praticante tenha habilitação para a realização dessa prática esportiva. 

 

“Essa audiência visa estabelecer os parâmetros para a gente entender os caminhos que precisamos trilhar, em respeito aos praticantes de voos livres e a liberdade”, declarou Laterça, ao justificar o requerimento.  Para o parlamentar, cabe à Associação Nacional de Aviação Civil - Anac regulamentar os voos lives.

 

Os demais itens previstos para deliberação foram retirados da pauta da comissão em função da ausência de seus relatores.

 

*Por Ascom Cespo