Calendário do futebol brasileiro é debatido em Goiânia
Marcos Kennedy
Flávia Moraes: Hoje, estamos em Goiânia para colher as demandas e entender as principais dificuldades.
Na ocasião, a presidente do seminário, deputada Flávia Moraes (PDT), disse que a reunião acontece em razão da aprovação do requerimento do deputado federal Marcelo Aro (PHS) de Minas Gerais. “A comissão foi criada para discutir os ajustes que possam ser feitos no futebol do país. As discussões serão feitas regionalmente em todo país. Hoje, estamos em Goiânia para colher as demandas e entender as principais dificuldades”, explica.
Marcelo Aro (PHS) propôs a realização de seminários regionais para a elaboração de um relatório sobre o calendário do futebol brasileiro. Segundo parlamentar, apesar das melhorias apresentadas nos últimos anos, o calendário do futebol no Brasil ainda apresenta problemas. “Apenas os clubes das séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro permanecem com atividades durante o ano todo e, dos cerca de 700 clubes que disputam competições oficiais, apenas 100 mantêm-se ativos no decorrer do ano”, justifica.
De acordo com o presidente da Federação Goiana de Futebol (FGF), André Luiz Pitta, os ajustes serão relevantes pois proporcionarão aos clubes a participação de todos. “O Seminário é importante porque abre um caminho para os clubes. O objetivo é que todos possam participar e discutir sobre o assunto, pois há uma polêmica grande em torno do calendário nacional, principalmente se for comparado aos calendários europeus. Atualmente, temos mais de 600 clubes profissionais em atividade no Brasil, então isso deve ser avaliado”, finaliza.
Texto: Assembleia Legislativa do Estado de Goiás