Brasil e Bélgica conversam sobre questões esportivas, educacionais e culturais
Jordana Ribas
Deputado Márcio Marinho questiona o Ministro-Presidente da Federação Valônia-Bruxelas, Rudy Demotte
O encontro teve como objetivo aprofundar as relações institucionais entre os países no âmbito dos temas relativos à educação, cultura, esportes, relações internacionais e coordenação de políticas, bem como promover uma agenda positiva de cooperação técnica bilateral.
Fizeram-se representar por seus respectivos presidentes as comissões da Câmara dos Deputados – do Esporte; Cultura; Educação; Relações Exteriores e de Defesa Nacional, além do grupo parlamentar Brasil-União Europeia.
Márcio Marinho aproveitou a oportunidade para levantar alguns questionamentos ao ministro ligados à temática esportiva. “Existe alguma campanha de mobilização na Bélgica para atrair as pessoas a praticarem esporte? Ele também perguntou se há algo parecido com a Lei do Incentivo ao Esporte, pela qual o governo abre mão de receber um percentual dos impostos para que as empresas invistam em projetos esportivos“, questionou Marinho.
O ministro-presidente disse que o país não possui nenhuma campanha para conscientizar a população a praticar esportes, e que atualmente prioriza o desenvolvimento de estudo sobre os megaeventos para saber os impactos que acontecem pré e pós-eventos. Por fim, classificou a relação bilateral entre o Brasil e Bélgica de suma importância, e defendeu que esta seja contínua.
O deputado Marinho colocou a Comissão do Esporte a disposição da delegação para debater e trocar experiências posteriormente.