Audiência discute uso do VAR no futebol brasileiro

A Comissão do Esporte realizou audiência pública dia nove de julho para discutir o Sistema Eletrônico de Apoio à Arbitragem (VAR - Video Assistant Referee), utilizado no futebol profissional. O debate atendeu requerimento do deputado Evandro Roman (PSD-PR), ex-árbitro de futebol. Árbitro de vídeo já é usado em muitas partidas e até fim do ano o Brasil deve ser o país com o maior número jogos com o uso do VAR no mundo.
09/07/2019 20h00

Reynaldo Lima / Acervo CESPO

Audiência discute uso do VAR no futebol brasileiro

Comissão discute uso do VAR no futebol

O presidente da Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Leonardo Gaciba, apresentou as ações que pretende implementar no cargo e falou sobre o uso do VAR no futebol brasileiro. Segundo ele, o VAR é um sistema em constante aperfeiçoamento e seu protocolo de uso já está na oitava versão no país.

“No final da temporada de 2019 o Brasil será o país com o maior número de jogos com uso do VAR no mundo. O sistema foi testado por dois anos pela FIFA e os resultados foram positivos, o VAR é para evitar erros claros dos árbitros durante o jogo”, afirma Gaciba. As interrupções durante o período de teste da FIFA foram de cerca de um minuto por partida, e em muitos jogos o sistema nem precisou ser usado. A média de faltas por partida também caiu, e é a menor da história no Campeonato Brasileiro.

Segundo o deputado Evandro Roman, o debate é de interesse público porque o futebol é muito importante, tanto social como economicamente para o Brasil. “A Comissão do Esporte tem que participar desse debate apesar de não termos competência para interferir diretamente na CBF. O objetivo da audiência é esclarecer a sociedade em um lugar aberto, e a Câmara é o local ideal para isso”.