Alexandre Valle eleito presidente da Comissão do Esporte em 2018
Em seu discurso de posse, o deputado Alexandre Valle relatou seu trabalho como secretário municipal da pasta do esporte em duas cidades no estado do Rio de Janeiro e destacou a importância do esporte para a sociedade. "Não há gasto no esporte, só investimento. Se houvesse um investimento maciço no esporte, não estaríamos perdendo tantos jovens para a criminalidade." O deputado também cobrou do colegiado celeridade na apresentação dos pareceres aos projetos tramitando na Comissão.
Corroborando com o presidente, o deputado Fábio Mitidieri, eleito 2º vice-presidente, lembrou que é "missão do colegiado discutir políticas públicas para o esporte, já que o esporte não é apenas jogar bola, mas uma atividade que forma cidadãos." Nessa mesma sintonia, o 3º vice-presidente, deputado Hélio Leite salientou o papel fundamental da Comissão de "fortalecer a prática do esporte e descobrir mecanismos para incentivar o esporte amador e descobrir talentos esportivos."
Já o 1º vice-presidente da Comissão, deputado Arnaldo Jordy, chamou a atenção para a atual necessidade de mudança legislativa na construção de mecanismos mais atualizados de gestão, governança e transparência nas entidades do esporte. "Recentemente, o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo renunciou ao seu cargo por conta de fraudes na sua gestão. É o nosso grande desafio combater as fraudes com o uso do recurso público. O que imaginávamos ser um problema específico de uma ou outra confederação esportiva, foi diagnosticado como um problema geral ”, concluiu Jordy.
Em seguida à reunião de instalação e eleição, no seu primeiro ato como presidente, o deputado Alexandre Valle deu início à solenidade de descerramento da foto do presidente em 2017, deputado Ezequiel Teixeira, na galeria dos ex-presidentes da Comissão do Esporte. O presidente fez um balanço da gestão do deputado Ezequiel à frente da Comissão, destacando a sua liderança “no avanço da discussão de temas diversos e de interesse relevante para a conjunção esporte-saúde-educação, sem abrir mão dos cuidados com o esporte de alto rendimento no Brasil.”