25/06/15 - Seminário "Um ano de Plano Nacional de Educação (PNE)"

Comissão de Educação e Frente Parlamentar de Educação colocam em pauta o um ano de Plano Nacional de Educação (PNE)
17/06/2015 19h35

A Comissão de Educação em parceria com a Frente Parlamentar em Defesa da Implementação do Plano Nacional de Educação (PNE), realiza na próxima quinta-feira (25) o seminário nacional “O PNE e o Futuro da Educação” na Câmara dos Deputados. O evento será realizado no auditório Nereu Ramos e terá a presença de autoridades da educação e do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Segundo o presidente da frente parlamentar, deputado Pedro Uczai (PT-SC), o objetivo do seminário é debater um ano de PNE no dia do aniversário da sanção assinada pela presidenta Dilma Rousseff. Ele argumenta que o trabalho já desenvolvido no período marca as bases para o restante do tempo previsto para a implementação do plano, com desdobramentos em estados, municípios e também no âmbito federal.

“Completamos um ano de PNE, mas a partir de agora, para onde vamos nos próximos nove? Que responsabilidades nós temos que debater e definir para garantir que haja o avanço que a sociedade brasileira deseja para a educação? O seminário vai trazer uma importante gama de vozes para este debate e as deliberações que tirarmos daqui serão reverberadas nas futuras discussões sobre o plano”, explicou o deputado.

Entre as presenças confirmadas estarão o secretário-executivo do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa, o secretário de articulação com os Sistemas de Ensino, Arnóbio Marques, o coordenador-geral do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), Vander Borges, e o coordenador do Fòrum Nacional de Educação (FNE), Heleno Gomes de Araújo.

O seminário nacional é uma das etapas planejadas pela frente parlamentar para auxiliar na implementação do PNE. Além do encontro nacional, estão previstos também cinco grandes seminários em todas as regiões brasileiras – Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul -, além dos encontros estaduais.

Em todos os encontros são debatidos o andamento da implementação dos planos municipais e estaduais de educação, parte fundamental para que se chegue à efetividade total do PNE. Além disto, os representantes das esferas de governo e sociedade civil também buscam soluções para o financiamento da educação e o papel de cada ente em garantir a aplicação das 21 metas do plano para os próximos nove anos.

 

Discurso do Presidente Dep. Saraiva Felipe

 

O que: Seminário Nacional: O PNE e o Futuro da Educação

Quando: 25 de junho, das 9h às 13h

Onde: Auditório Nereu Ramos, Câmara dos Deputados

Inscrições Encerradas

Convite

Programação

 

Apresentações 

ALÉSSIO COSTA - UNDIME

HELENO ARAUJO-FNE

HELENO MANOEL - FNE 

JOSÉ MARCELINO-FINEDUCA

LUIZ DOURADO- CNE

VANDER DE OLIVEIRA - FUNDEB