Prêmio Darcy Ribeiro: Professores são reconhecidos pelos trabalhos na educação
O deputado Gonzaga Patriota (PSB/PE), representando a presidência, parabenizou os homenageados e ressaltou que sem a competência, o engajamento e o protagonismo deles não seria possível desejar uma educação melhor para o país. “O Brasil jamais chegará ao potencial de qualidade em educação sem professores como esses”, afirmou Gonzaga.
“É uma satisfação entregar um dos mais importantes prêmios que a Câmara concede, no qual agracia os escolhidos, mas quem ganha é a sociedade pelos trabalhos desenvolvidos por eles”, declarou o presidente da Comissão, Glauber Braga na abertura da solenidade. O deputado lembrou que não foi fácil chegar aos três nomes, devido à grande quantidade de inscritos na edição de 2014.
Carlos Augusto Abicalil afirmou que o prêmio, além de ser um reconhecimento do seu esforço na área, traz a responsabilidade de continuar desenvolvendo atos que consolidem e melhorem a educação.
A professora Eliza Flora falou que a educação não é trabalho isolado e que também não recebeu o prêmio sozinha. “Estou representando uma categoria, uma labuta diária de inúmeros profissionais. O prêmio me faz um convite a continuar lutando pelos ideais de Darcy Ribeiro”.
A ex-aluna de Luis Antônio Marcuschi, Professora Karina Falcone, revelou que a ideia de inscrever o professor foi de um grupo de ex-alunos como forma de homenageá-lo. “Marcuschi é nosso mestre, nosso farol. Ele merece o prêmio não só pelo grande professor, linguista, mas também como ser humano generoso e verdadeiro com partilhador dos saberes e por seu constante trabalho em pesquisas”.