Fatores fisiológicos que influem na Educação e na Aprendizagem
Foi realizada Palestra com o tema Fatores fisiológicos que influem na Educação e na Aprendizagem, em parceria com a Frente Parlamentar Mista da Educação, conforme REQ nº 434/18, de autoria do Dep. Alex Canziani PTB/PR.
O convidado foi o senhor Fernando Louzada, que possui mestrado em Psicologia (Neurociências e Comportamento) pela Universidade de São Paulo, doutorado em Psicologia (Neurociências e Comportamento) pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela Harvard Medical School. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Fisiologia da Universidade Federal do Paraná. É membro-institucional da Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE) e do comitê científico do Núcleo Ciência pela Infância (NCPI).
Na palestra, Fernando Louzada, falou que a pobreza material e cultural tornam evidente o que a riqueza dificilmente revela: fatores fisiológicos coexistem com os fatores psicológicos na aprendizagem escolar. O pleno desenvolvimento cognitivo depende, em parte, do amadurecimento do sistema nervoso, o qual é beneficiado por diversos fatores, dentre eles a alimentação, a atividade física e o sono. Nas últimas décadas, estudos têm detalhado os mecanismos pelos quais estes fatores interferem na saúde e, particularmente, na cognição e na aprendizagem. Apresentaremos alguns resultados que podem fornecer subsídios para nortear a definição de políticas públicas na área da Educação.