Busca ativa escolar é desafio para toda a sociedade

Especialistas afirmam que é preciso agir de forma articulada e multissetorial para alcançar o objetivo de matricular e manter todas as crianças e adolescentes na escola
19/10/2017 13h00

Acervo/Câmara dos Deputados

Busca ativa escolar é desafio para toda a sociedade

Especialistas debateram a busca ativa escolar

Busca ativa escolar é uma mobilização social para garantir o acesso de crianças e adolescentes à escola e assegurar o recenseamento escolar contínuo. A ideia é identificar facilmente crianças e adolescentes fora da escola e está assegurada na legislação brasileira. Mas além de identificar, é preciso também conhecer quem está fora, solucionar o problema e acompanhar a criança ou o adolescente já no ambiente escolar.

De acordo com dados do IBGE, em 2015, havia mais de 2 milhões e meio de crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos fora da escola. E desse total, um terço está entre os mais pobres da população.   

Caio Calegari, do Movimento Todos pela Educação, afirmou que é necessário entender as razões que levam tantas crianças e adolescentes a estarem fora da escola. A partir daí, estabelecer as estratégias não apenas para atraí-los para a escola mas para assegurar que eles, de fato, permanecerão estudando.

O chefe de educação do UNICEF, Ítalo Dutra, explicou que são várias as razões que afastam os jovens da escola. Entre elas, barreiras socioculturais como preconceito (de raça, de gênero) e violência; barreiras econômicas como a pobreza; barreiras relacionadas a oferta de vagas escolares além de barreiras técnicas e até políticas. Por isso, o UNICEF propõe que a busca ativa vá além das questões apenas escolares. E defende que haja ações articuladas entre áreas como Educação, Saúde e Assistência Social para encontrar quem está fora da escola; um envolvimento da população nessa busca por meio de ações comunitárias; um diálogo com as famílias através de uma aproximação acolhedora e o envolvimento das escolas que poderiam emitir alertas ao identificar faltas frequentes dos alunos.

Os participantes deixaram claro que trazer todas as crianças e adolescentes para a escola e mantê-los nesse ambiente é um desafio que requer envolvimento de todos e não apenas do poder público.

Veja aqui a audiência pública que tratou da busca ativa escolar.

Convidados:

 ITALO DUTRA - Chefe de Educação do UNICEF - Apresentação

ROQUE ANTÔNIO MATTEI - Representante da União nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME e Dirigente Municipal de Educação de Joinville/SC - Apresentação

CAIO CALEGARI - Coordenador de Projeto do Movimento Todos pela Educação - Apresentação

VANDA ANSELMO - Presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social – CONGEMAS