Deputado Danilo Cabral (PSB/PE)

Conheça a biografia Presidente da Comissão de Educação - 2018

Danilo Jorge Barros Cabral (Surubim, Pernambuco, 21 de abril de 1967) é formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com especialização em Direito Administrativo (UFPE) e em Administração Pública (UPE). Filiado ao PSB desde 1990, Danilo é Auditor concursado do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE).

Ao longo de vida profissional, ocupou vários cargos públicos, entre eles o de diretor administrativo-financeiro da Secretaria de Governo do Estado, diretor de administração geral da Secretaria da Fazenda de Pernambuco e assessor do então secretário e governador Eduardo Campos. Assumiu também a diretoria geral do Tribunal de Contas de Pernambuco. Foi ainda secretário de Administração do Recife, vereador e coordenador de campanha vitoriosa que elegeu o candidato Eduardo Campos ao Governo de Pernambuco.

Em 2007, assumiu a Secretaria de Educação do Estado, realizando um trabalho reconhecido pela população pernambucana. Em 2010, Danilo foi eleito Deputado Federal com 120.869 votos e, a pedido do Governador ficou licenciado, servindo ao Governo de Pernambuco.

De 2011 a março de 2014, assumiu a titularidade da secretaria das Cidades, uma pasta responsável pela mobilidade, infraestrutura urbana das cidades e pela política habitacional do Estado.

De volta à Câmara Federal, Danilo é hoje presidente da Comissão de Educação. O parlamentar foi indicado por unanimidade pelo PSB devido à sua bagagem que adquiriu enquanto Secretário de Educação de Pernambuco.

Foi responsável por inúmeras ações de melhoria da qualidade da educação pública, que garantiram igualdade de oportunidades para todos os estudantes das escolas da rede estadual. Transformou em política pública o ensino integral na rede estadual, Programa de Educação Integral, que hoje oferece jornada ampliada em 346 escolas, atendendo mais de 200 mil alunos do ensino médio das Escolas de Referência. Criou o Programa de Educação Profissional, construindo escolas técnicas em vários municípios do Estado. Garantiu fardamento, livro didático e material escolar para todos os estudantes. Garantiu também o direito a Merenda Escolar de qualidade para todos os alunos da rede escolar de ensino.

Na gestão de Danilo, a educação de Pernambuco também deu passos importantes na política de valorização dos seus servidores. O Bônus de Desempenho Educacional (BDE) também foi implantado em sua gestão. Todos os profissionais das escolas que alcançam suas metas no IDEPE (Índice de Desempenho Educacional de Pernambuco) recebem um 14° salário. Criou o Programa Professor Conectado, que garantiu a todos os professores da rede o um notebook para ajudar nas tarefas pedagógicas. Investiu e incentivou os profissionais de educação a fazerem cursos de pós-graduação, mestrados e doutorados.

Durante sua gestão na Comissão de Educação, Danilo busca estabelecer o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação e compreende o papel da Comissão na busca de financiamentos da educação pública no Brasil.