Vencedores do 3º Prêmio Lucio Costa são definidos pela CDU

05/10/2017 16h45

Vencedores do 3º Prêmio Lucio Costa são definidos pela CDU

O evento de entrega do prêmio ocorrerá dia 07 de novembro, às 17h, no Salão Nobre.

Deputados da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) se reuniram, na última terça-feira (03), para apreciação das indicações e escolha dos agraciados ao Prêmio Lucio Costa 2017 de Mobilidade, Saneamento e Habitação.

A premiação contempla três entidades e três personalidades que têm desenvolvido trabalhos de impacto e reconhecimento pela sociedade, melhorando a vida da população.

Foram feitas 10 indicações para concorrerem ao prêmio.

Veja e conheça os agraciados da 3ª Edição do Prêmio Lucio Costa.

Categoria Personalidade

Renato Casagrande: Indicado no segmento “mobilidade” pelo deputado Givaldo Vieira (PT-ES).

Ex-governador do Espírito Santo. É engenheiro florestal, com bacharel em direito e atualmente presidente da Fundação João Mangabeira. Durante seu governo, o Espírito Santo realizou inúmeras melhorias, bem como projetos estruturantes na área da mobilidade urbana, como o planejamento do aquaviário, do BRT e da Quarta Ponte para ligar Vitória até Cariacica, na Região Metropolitana, privilegiando assim a qualidade de vida dos moradores daquele estado.

Abelardo de Oliveira Filho: Indicado no segmento “saneamento” pelo deputado Afonso Florence (PT-BA).

Engenheiro civil e professor de pós-graduação em direito administrativo municipal na disciplina água, saneamento e municípios, da Universidade Católica de Salvador (UCSal). Foi presidente da Embasa e secretário Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades. Atualmente é assessor da diretoria técnica e planejamento da Embasa. Autor de vários trabalhos e artigos sobre água, saneamento ambiental, recursos hídricos, consórcios públicos, regiões metropolitanas e desenvolvimento urbano.

Evaniza Rodrigues: Indicada no segmento “habitação” pelos deputados Caetano (PT-BA) e Paulo Teixeira (PT-SP).

Atualmente, é militante da União Nacional por Moradia Popular. É autora de diversos artigos acadêmicos e participa do Fórum Nacional pela Reforma Urbana desde sua formação, contribuindo na formulação do Estatuto da Cidade, do Ministério das Cidades e do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social.

Categoria Entidade

Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes – CEFTRU: Indicado no segmento “mobilidade” pelo deputado Givaldo Vieira (PT-ES).

O Centro elabora proposições, promove cursos e seminários; publica livros, monografias, artigos em revistas e congressos nacionais e internacionais. Além disso, celebra cooperações, convênios, contratos em âmbito municipal, estadual, federal e internacional. O CEFTRU tem contribuído de forma significativa na formação de quadros de profissionais que hoje atuam em diversos órgãos públicos e privados. Também trabalha no desenvolvimento do país em mobilidade urbana, transportes e logística.

Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento – ASSEMAE: Indicado no segmento “saneamento” pelos deputados João Paulo Papa (PSDB-SP) e Afonso Florence (PT-BA).

Organização não governamental (ONG) com mais de 30 anos de atuação em favor do saneamento básico nos municípios brasileiros. Dentre suas ações, destacam-se a capacitação dos municípios para avanço do saneamento básico; realização de eventos nacionais e regionais; defesa e representação dos municípios em instâncias federais; e proposição e acompanhamento das políticas públicas de saneamento no âmbito do Executivo, Legislativo e Judiciário brasileiros.

União Nacional por Moradia Popular – UNMP: Indicado no segmento “habitação” pelo deputado Givaldo Vieira (PT-ES).

Atua na defesa do direito à moradia e à cidade e também participação popular nas políticas públicas e radicalmente contra os despejos. Tem sido fundamental para a articulação e propostas habitacionais no âmbito do Governo Federal.

A cerimônia de entrega do Prêmio acontecerá no dia 07 de novembro, às 17h, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.