Seminário internacional mostra compartilhamento de experiências em transporte

O Brasil e os Estados Unidos podem aprender juntos com as experiências mútuas para planejar melhor a solução dos problemas de transporte. Essa foi uma das conclusões do Seminário Internacional Brasil/Estados Unidos sobre o tema “Transporte Público nas Regiões Metropolitanas: Planejamento, Governança e Financiamento”, promovido pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados.
13/06/2012 17h55

Segundo o deputado José De Filippi (PT-SP), as experiências internacionais distantes da realidade brasileira tornam mais fácil perceber as soluções possíveis, como as realizadas em Washington, Portland e Los Angeles. "Trouxemos essas experiências aqui porque eles fizeram uma revisão, uma crítica, uma mudança até radical, para mudar o modelo de mobilidade, que era dependente quase que exclusivamente do transporte individual, do automóvel."

O parlamentar ressaltou que a figura da autoridade de transporte metropolitano é chave para melhorar a gestão e para um novo modelo de transportes. E a criação de impostos e tarifas é um caminho necessário. Durante o seminário, os participantes mostraram que em Washington 55% dos investimentos no metrô são pagos pelo próprio passageiro, por meio do valor da passagem e do preço do estacionamento do metrô, que também é pago. A presença da iniciativa privada lá é maior do que no Brasil, e o uso do transporte público é um exemplo: 42% de quem mora no centro da capital dos Estados Unidos usa transporte público.

Los Angeles
Em Los Angeles, a cultura do carro começou a ser mudada há 20 anos. O diretor-executivo de Ações Estratégicas da Autoridade Metropolitana de Los Angeles, Robin Blair, citou as melhorias. No sul da Califórnia, por exemplo, moram mais de 20 milhões de pessoas, e 2 milhões utilizam o transporte público. O objetivo é integrar 3 milhões ao sistema de transportes públicos, e a saída é melhorar a integração do transporte urbano.

Parte das melhorias da cidade foi inspirada pelo sucesso do planejamento urbano de Curitiba, Paraná, com seus ônibus expressos. Desde 1973, a cidade conta com um projeto de carona.

Estatuto da Metrópole
Durante o seminário, foi apresentado aos americanos o projeto do Estatuto da Metrópole (PL 3460/04), que institui diretrizes para a Política Nacional de Planejamento Regional Urbano e busca incentivar a articulação entre governos estaduais e municipais.

Segundo o autor da proposta, o deputado Walter Feldman (PSDB-SP), em Brasília, a reforma urbana é urgente. "Eu tive dificuldades de circular de bicicleta mais do que em São Paulo. O carro realmente invadiu todos os espaços, não há bicicletários. Sem falar nas calçadas, que são dramáticas."

O Seminário Brasil-Estados Unidos sobre transporte público é preparatório para a Conferência das Cidades, a ser realizada em Brasília no segundo semestre.

Reportagem - Luiz Cláudio Canuto
Edição – Regina Céli Assumpção
Agência Câmara de Notícias