Seminário Construção Sustentável 10/12/2013
O Seminário teve como objetivo buscar um modelo que priorizasse o desenvolvimento humano, fomentar a inovação tecnológica e o uso equilibrado de recursos disponíveis. Considerando o cenário de franco desenvolvimento do país, e a alta demanda por obras, para que o setor alcance um estágio no qual a construção sustentável seja uma prática universalizada, é necessária uma padronização.
O uso equilibrado dos recursos disponíveis, junto com a padronização das construções foram os itens mais abordados no Seminário. O Deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP), autor do requerimento, lembrou que é preciso desenvolver instrumentos legais para que exista esse padrão.
A Deputada Rosane Ferreira (PV-PR) também ressaltou que com a diminuição dos recursos naturais, que são finitos, não podemos ter um padrão de construção onde os materiais são utilizados como se fossem infinitos. Além disso, a Deputada frisou que a única tendência a se seguir é a da construção sustentável pensando no meio ambiente e no desenvolvimento humano.
A construção civil é tida como um dos setores que mais consomem recursos naturais e geram grandes quantidades de resíduos, desde a produção dos materiais, até a execução da obra e a sua utilização. Agir com racionalidade e eficiência no consumo de recursos reduz tanto os gastos financeiros como os ambientais no futuro.