Publicação da CDU reúne ações promovidas pelo Colegiado ao longo de 2018

Documento apresenta as atividades realizadas em defesa do direito à cidade e da participação social
20/02/2019 15h25

A Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) lançou este mês sua publicação anual que reúne todas as ações realizadas em 2018, conduzidas pela Presidenta Margarida Salomão (PT/MG) e pelos membros do Colegiado, junto com movimentos sociais, sociedade civil, entidades representativas de setores da moradia, saneamento, além de profissionais de diversas áreas de atuação. Com o tema “Participação Social e o Direito à Cidade”, o documento detalha as atividades desenvolvidas nas áreas de mobilidade, habitação, saneamento, bem como parcerias que viabilizaram discussões no contexto das cidades.  Clique aqui e acesse a publicação da CDU.

Entre as atividades realizadas pela CDU ao longo de 2018, destaca-se a Missão Oficial enviada a São Paulo para acompanhar as questões relativas ao desabamento do Prédio Wilton Paes de Almeida, ocupado por centenas de famílias, bem como para tratar das ocupações urbanas em todo o país. 

Também foram foco da atuação dos membros da Comissão, discussões envolvendo o combate ao racismo, o direito das mulheres à cidade, o controle sobre o uso dos agrotóxicos, a mobilização contra a Medida Provisória nº 844/18, que alterava as regras sobre o saneamento no país, entre outros temas.

Para a Presidenta Margarida Salomão as cidades brasileiras evidenciam na sua fisionomia os marcos mais dolorosos da história do país: a apartação social, a segregação racial, a desigualdade de gênero, a exclusão dos sujeitos historicamente privado de direitos, a indiferença. “Por essa razão, entendemos que a pauta da CDU tem como sua centralidade o direito à cidade, e as atividades no ano de 2018 manifestaram plenamente o reconhecimento dessa centralidade e o debate sobre a correspondente falta de acesso a direitos”. 

A publicação também está disponível na página da CDU, na área Publicações>Relatórios. Clique aqui e acesse o PDF.