Mudanças propostas pela ANEEL serão discutidas pela Comissão de Desenvolvimento Urbano

Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) aprova realização de audiência pública para discutir mudanças pretendidas pela ANEEL na regulação da Resolução 482/2012
23/10/2019 16h15

O Requerimento N° 58/2019 foi discutido e aprovado nesta quarta-feira (23/10) em reunião deliberativa ordinária realizada pela Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU). O requerimento de autoria do deputado José Medeiros (PODEMOS-MT) e subscrito pelo deputado Francisco Jr. (PSD-GO) requer a realização de audiência pública para debater as mudanças pretendidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) na regulação da Resolução 482, de 2012.

Segundo o autor do requerimento, a resolução nº 482/2012 da ANEEL foi promulgada com o objetivo de estabelecer as condições gerais para o acesso de microgeração e minigeração distribuída aos sistemas de distribuição de energia elétrica e o sistema de compensação de energia elétrica.

Logo após sua promulgação, muitas empresas passaram a investir na geração de energia solar, o que fez com que esse setor crescesse nos últimos anos. Contudo, na última terça-feira, 15/10, a ANEEL comunicou que pretende fazer uma revisão na Resolução 482/2012.

Dentre as mudanças pretendidas, a ANEEL sugere aperfeiçoamentos ao modelo do sistema de compensação de créditos, o que na prática significa um aumento na cobrança das tarifas de Energia.

Dessa forma, tendo em vista a preocupação de vários setores produtivos de energia solar e considerando a insegurança jurídica que uma mudança de regras no meio do jogo causa, surgiu a necessidade da realização de audiência pública com representantes dos setores envolvidos a fim de promover o debate e poder se chegar a uma solução viável para todos.