Margarida Salomão é eleita presidenta da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU)
A deputada federal Margarida Salomão (PT/MG) foi eleita presidenta da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 11, por unanimidade de votos. “A cidade é o espaço social mais relevante da convivência humana no mundo contemporâneo e é também o espaço da luta social dos conflitos que emergem. Todas as políticas se entrelaçam e se cruzam nas cidades”, afirmou durante a cerimônia de posse destacando a importância do resgaste do Conselho das Cidades.
Margarida afirmou que os temas prioritários discutidos neste ano pela comissão serão: saneamento básico, infraestrutura, mobilidade urbana e habitação. Reafirmou a importância de manter uma gestão democrática, como a implementada pelo seu antecessor, deputado Givaldo Vieira (PCdoB/ES). Ela frisou a satisfação de assumir a presidência de uma comissão tão importante num momento tão desafiador em função das limitações orçamentárias e com a falta de legitimidade dos governos.
A parlamentar ainda ressaltou que a CDU irá construir uma agenda de lutas em diálogo com as entidades que se ocupam destas pautas no Brasil inteiro. “Vamos fazer um grande Fórum para fazer o planejamento estratégico das atividades deste ano”.
A CDU é composta por 18 membros titulares e igual número de suplentes. Faz parte das suas atribuições regimentais apreciar proposições que tramitam na Câmara dos Deputados que tratam de políticas relacionadas ao desenvolvimento das cidades brasileiras. Também foram eleitos nesta quarta-feira (11) para a primeira vice-presidência o deputado João Daniel (PT/SE) e Osmar Bertoldi (DEM-PR) para segunda vice-presidência.